Pela quarta vez seguida, o Grêmio saiu perdendo em casa. A conta sai cara: oito pontos perdidos de 12 disputados

Goleiro Vanderlei foi destaque: empate foi bem melhor do que a atuação do Santos na Arena

O que era coincidência já virou uma tendência: ontem, pela quarta vez seguida, o Grêmio saiu perdendo em casa pelo Campeonato Brasileiro. Não se trata de algo exatamente preocupante, já que o principal para qualquer avaliação, que é o desempenho, tem se mantido sempre em alto nível, mesmo nas derrotas. Mas, nestas quatro partidas disputadas na Arena, a equipe deixou 8 de 12 pontos pelo caminho. Por coincidência, é a justamente a distância que o separa do líder Corinthians.

Assim como diante de Avaí e Ponte Preta, o Grêmio massacrou o Santos. O Peixe foi uma decepção: o time de Levir Culpi gosta da bola. É, ao lado do Tricolor Gaúcho e do Flamengo, um dos times que mais valoriza a posse no Brasil hoje. A estratégia, porém, foi de time pequeno: postado atrás sempre, a equipe paulista mal passou da linha do meio de campo, especialmente no primeiro tempo. Lucas Lima foi bem controlado e Bruno Henrique, a outra saída de qualidade, foi engolido por Edílson e Geromel. Assim, Ricardo Oliveira ficou a noite toda desabastecido.

As chances gremistas vieram em sequência. Pedro Rocha levava vantagem sempre sobre Victor Ferraz, bem como Edílson e Fernandinho sobre Jean Mota. Maicon era o senhor do meio e Luan, com sua movimentação, tinha liberdade incomum para atuar. O que faltou, então? Às vezes um pouco de sorte, em tantas outras pontaria (dos 22 chutes, só 8 acertaram o alvo) e muito também pela qualidade do goleiro Vanderlei em salvar o time da Vila Belmiro. Assim como Douglas Friedrich e Cássio, ele foi o melhor homem em campo na Arena.

A estratégia de Renato foi clara, não se pode dizer que não funcionou pelo bom futebol apresentado, mas foi arriscada: sem várias peças inclusive na hora de compor o banco, montou um time muito ofensivo e apostou na alta intensidade do primeiro tempo para definir a parada. O Grêmio fez tudo para conseguir a vantagem, apresentou um futebol de excelência até, mas não conseguiu ir para o intervalo ganhando. Voltou para o segundo tempo tendo de diminuir o ritmo e sem grandes opções para mudar o time. Por isso, a etapa final foi muito menos atraente.

A rodada em si acabou não sendo tão ruim. Mesmo que tenha perdido a chance de encostar no Corinthians, o Grêmio vê o Timão também perder pontos em casa. Flamengo e Santos também pontuaram pouco, e só o Palmeiras venceu. A vice-liderança está mantida, e a permanência no G-4 é relativamente tranquila. A questão toda parece ser corrigir os problemas que vêm impedindo um melhor desempenho dentro de casa, cuidando mais os contra-ataques e as bolas paradas. Afinal, nem sempre é possível sair ganhando logo no começo do jogo. E correr atrás em desvantagem é trabalho dobrado.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários