Atlético supera expulsão irresponsável de Fred e abre vantagem sobre o Botafogo

Não é a primeira vez que Fred é expulso em uma partida importante do Atlético Mineiro. Numa partida pelo Campeonato Mineiro, em abril, deixou o time na mão justamente no clássico contra o Cruzeiro. Hoje, mais uma vez, sua intempestividade prejudicou a equipe: num duelo extremamente parelho diante do Botafogo, pelas abertura das quartas de final da Copa do Brasil, o cartão vermelho recebido no começo do segundo tempo após uma entrada gratuita e sem sentido em Rodrigo Lindoso deixou a equipe com 10. Uma receita para o sofrimento durante quase toda a etapa final.

O Galo começou agressivo. Logo aos seis minutos abriu o placar, com Cazares. Aproveitou o começo inseguro do Botafogo para criar chances, fazer o gol e, por pouco, não ampliar. Aos poucos, porém, a partida foi se equilibrando: as oportunidades cariocas começaram a surgir, especialmente por meio do apoio de Victor Luís pela esquerda. A questão é que o Atlético seguia sendo perigoso, principalmente nos contra-ataques. O primeiro tempo foi elétrico, lá e cá. Um ótimo jogo.

A expulsão de Fred, correta apesar de sua veemente reclamação, mudou o panorama das ações. O Botafogo já havia começado o segundo tempo melhor e, com a superioridade numérica, passou a ter o controle completo da partida. Perdeu uma chance incrível com Bruno Silva quase na pequena área, mas, em geral, teve mais posse de bola que oportunidades claras. A execução, em geral, careceu de qualidade - não apenas na conclusão, mas no penúltimo passe também. No fim, a oportunidade mais clara de gol acabou sendo de Rafael Moura, que estufou o pé para fazer na pequena área. Não contava com uma defesa mágica de Gatito Fernández.

A vitória de 1 a 0 dá ao Atlético uma vantagem pequena, mas consistente. A equipe de Roger Machado (expulso no final também) segue sem praticar um futebol convincente, mas, marcando um gol no Rio de Janeiro, ficará muito próxima da vaga. Como ainda falta um mês para o jogo de volta, é muito difícil fazer prognósticos. Este jogo, assim como Cruzeiro x Palmeiras, é altamente imprevisível. A emoção dos confrontos de volta das quartas de final da Copa do Brasil serão essencialmente mineiras.

Foto: Bruno Cantini/Atlético Mineiro.

Comentários