Gol polêmico e milagres de Vanderlei salvam mais uma atuação insuficiente do Santos

É consenso que o Santos não faz uma temporada condizente com o potencial de seu time. Mesmo que a campanha na Libertadores seja segura, a má campanha no estadual não pode ser desconsiderada. E mesmo que na Copa do Brasil o time tenha superado com facilidade o Paysandu, o início do Brasileirão é vacilante: derrota para o Fluminense na estreia e uma vitória magra, sofrida e até injusta por 1 a 0 diante do Coritiba na Vila Belmiro.

É verdade que o Coxa traz perspectivas relativamente boas para este ano, mas o sofrimento foi além do normal. Um gol aparentemente irregular de David Braz no começo do jogo parecia a senha para uma tarde fácil. Grande engano: em nenhum momento o Peixe conseguiu realmente dominar o jogo em casa. Safou-se por várias ótimas defesas do goleiro Vanderlei - especialmente a ocorrida já nos acréscimos, pegando pênalti de Alecsandro após uma pressão infernal dos visitantes. Uma atuação tão espetacular do goleiro que ele próprio deixou o campo chorando de emoção.

Se o vice-campeão brasileiro não empolga, o campeão também vacila. E Chapecó, o Palmeiras caiu para a brava Chapecoense por 1 a 0. O terceiro colocado de 2016, sim, mandou bem: após a dura queda na Libertadores quarta-feira, o Flamengo se recuperou de forma rápida e bateu com facilidade o Atlético-GO no Serra Dourada por 3 a 0. Com duas goleadas sofridas em dois jogos, o Dragão já pinta como o primeiro óbvio candidato ao rebaixamento.

JOGOS DE HOJE
Atlético-MG x Fluminense: em boa fase, completo e com uma semana de descanso, o Galo joga no Horto como favorito diante do Fluminense, que vem de derrota feia na Copa do Brasil para o Grêmio.

Atlético-PR x Grêmio: promessa de um bom jogo em Curitiba, entre dois times que vêm em alta. Mesmo humilhado pelo Bahia na estreia, o Furacão está eufórico com a classificação heroica na Libertadores, e virá com time titular. Tem alguns desfalques, é verdade, assim como o Grêmio. Os gaúchos começaram bem o Brasileiro e bateram o Fluminense com autoridade na Copa do Brasil.

Vasco x Bahia: com uma semana para treinar, o Vasco tenta se recuperar após a péssima estreia. A oportunidade é boa: o Bahia goleou o Furacão no primeiro jogo, mas prioriza a final da Copa do Nordeste e deve poupar alguns titulares em São Januário.

Botafogo x Ponte Preta: de olho na liderança de seu grupo na Libertadores, o Botafogo poderá poupar alguns titulares para enfrentar o Estudiantes, no meio de semana, na Argentina, com força máxima. Melhor para a Ponte, que começou goleando o Sport e aumenta suas chances de ganhar mais uma hoje à tarde.

Vitória x Corinthians: após a má estreia diante da Chape em casa, o Corinthians busca recuperação em um terreno hostil. O Vitória é forte no Barradão e quer confirmar o empate como visitante diante do Avaí no domingo passado vencendo o Timão hoje à tarde.

Sport x Cruzeiro: mesmo em meio à decisão da Copa do Nordeste, o Sport vai com titulares na Ilha do Retiro. A má estreia obriga Ney Franco a buscar os três pontos. A força do Cruzeiro, que quer confirmar o bom começo de competição após um período de instabilidade, só aumenta as dificuldades dos pernambucanos.

Foto: Santos/Divulgação.

Comentários