Em fevereiro, a melhor história do ano

Atlético Tucumán superou o imprevisto e se classificou em Quito
O Atlético Tucumán já fez história nessa Libertadores por estrear nela. O que ninguém imaginava é que a equipe entraria para a eternidade no torneio pelo inusitado feito heroico de sua classificação para a terceira fase de mata-mata, a última antes dos grupos.

Depois de empatar em 2 a 2 em casa com o Nacional-EQU, o time argentino foi a Quito precisando vencer. Queria chegar perto do horário do jogo, para diminuir os efeitos da altitude, mas exagerou na dose: por conta da falta de experiência em logística internacional, viu seu voo fretado atrasar e chegar à capital equatoriana quase uma hora após o horário marcado para o início do jogo. Do aeroporto até o Estadio Olimpico Atahualpa são cerca de 30 quilômetros, os quais o ônibus da delegação transcorreu em pouquíssimos minutos, a uma velocidade que chegou a irresponsáveis 130 km/h. Os jogadores pareciam curtir tudo aquilo como adolescentes: chegaram à cancha pulando e entoando cânticos da torcida animadamente.

Na chegada ao estádio, outro fato pitoresco: na correria, o clube simplesmente esqueceu em Tucumán as bagagens que continham os uniformes dos jogadores. Por coincidência, o Sul-Americano Sub-20 está sendo disputado no Equador, o que fez a equipe vestir o uniforme (incluindo chuteiras) da seleção argentina. Um cenário tão surreal e improvisado que parecia perfeito para o desastre.

Porém, mesmo com toda a bagunça, sem o uniforme do clube, sem aquecimento decente e com apenas 19 atletas formando o elenco que viajou ao Equador, o Atlético Tucumán conseguiu a classificação. Já havia ido melhor que o Nacional-EQU em casa, mas desta vez transformou a superioridade em resultado. Ignorando todos os percalços porque passou, jogou com autoridade e venceu por 1 a 0 - vale lembrar que o clube equatoriano chegou a ficar 16 anos sem perder um jogo internacional em casa, entre 1979 e 1995. Uma façanha sem tamanho.

Na próxima fase, o Atlético Tucumán enfrentará o Junior, da Colômbia, que ontem fez 3 a 0 e eliminou os venezuelanos do Carabobo. Também ontem, a Unión Española confirmou a vantagem adquirida na ida e bateu o Cerro por 2 a 0 - deve pegar o Strongest na próxima etapa.

Os desafios brasileiros
Hoje é noite para Atlético-PR e Botafogo sofrerem em busca da vaga para a terceira fase. Depois de bater o Millonarios por 1 a 0, o Furacão busca suportar a pressão em Bogotá à espera do Universitario, que deve eliminar o Deportivo Capiatá amanhã. Já o Fogão, que fez 2 a 1 no Colo-Colo, joga para ao menos marcar um gol em Santiago, o que aliviaria e muito o peso de ter sofrido um gol dos chilenos no Engenhão. Acostumado a jogar de forma reativa, o time de Jair Ventura terá um desafio e tanto pela frente.

Foto: Atlético Tucumán/Divulgação.

Comentários