Com Pimpão, uma vantagem possível (e muito boa)

Pimpão comemora o golaço que dá vantagem ao Botafogo
Nem Camilo, nem Montillo. Quem vem fazendo a diferença nesta Libertadores em favor do Botafogo é Rodrigo Pimpão. Herói da classificação diante do Colo-Colo, com um gol salvador em Santiago, foi dele o golaço de bicicleta que fez a equipe carioca abrir vantagem sobre o Olimpia no último mata-mata antes da fase de grupos. Mas não foi só isso: sem Montillo, foi ele quem assumiu a liderança técnica da equipe, com arrancadas verticais, armação de jogadas e conclusões perigosas.

Disposto a abrir vantagem, o Botafogo tomou a iniciativa do jogo e pressionou com força os paraguaios nos primeiros 15 minutos. A postura retraída do Olimpia colaborou para isto - e foi até surpreendente, dado o esquema ofensivo colocado em campo pelo uruguaio Pablo Repetto. No entanto, a pressão parou logo que Montillo se lesionou. Um problema novo, desta vez na panturrilha. Um balde de água fria no Engenhão.

Sem o argentino, além do estádio, o time também sentiu. Bem marcado, Camilo não conseguia conduzir o time, a não ser em alguns contra-ataques. Engessado e pouco criativo, o Botafogo viu o Olimpia tomar coragem, equilibrar o jogo e dominar o meio. Faltava, porém, verticalidade ao time guarani: Mouche e Benítez se movimentavam bem, mas Montenegro era neutralizado pela zaga carioca e pouco recuava para buscar opções. O jogo estava bastante truncado quando Pimpão tirou o coelho da cartola. Um gol da única maneira possível de acontecer: num lance isolado, um lateral cobrado por Jonas, desviado por Roger e concluído maravilhosamente.

No segundo tempo, o que era equilíbrio virou domínio paraguaio. Fruto da saída por lesão muscular (mais uma) de Bruno Silva, um dos donos da meia-cancha. Aberto de vez, o Olimpia veio para cima. Mas faltava qualidade: González, que entrou como ponta pela direita, não deu sequência com qualidade a uma jogada sequer - e muitas vezes nem na corrida vencia Victor Luís. Mas a etapa final foi complicada para o Botafogo: tirando um ou outro lampejo individual de Pimpão, basicamente, o time tratou de segurar os paraguaios para chegar ao Defensores del Chaco sem o gol sofrido em casa. Conseguiu.

Por tudo isso, a vitória foi importante. O Botafogo mais uma vez teve desfalques, desta vez em meio ao jogo, e os superou com dedicação e organização, como sempre. Leva a Assunção um bom resultado, não apenas pelas circunstâncias do jogo, mas também pensando nos 180 minutos. A batalha da semana que vem promete.

Em tempo:
- Público inferior a 30 mil no Engenhão, quando o esperado inicialmente eram 40 mil pessoas. Dez mil afugentados pela violência de domingo, certamente.
______________________________________________________
Copa Libertadores 2017 - 3ª fase - Jogo de ida
15/fevereiro/2017
BOTAFOGO 1 x OLIMPIA 0
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Público: 29.514
Renda: R$ 1.390.210,00
Gol: Rodrigo Pimpão 36 do 1º
Cartão amarelo: Jonas, Aírton, Mouche, Giménez e Ortíz
Resultado de imagem para botafogoBOTAFOGO: Hélton Leite (6), Jonas (6), Marcelo (6,5), Emerson Silva (6) e Victor Luís (5,5); Aírton (6) (Matheus Fernandes, 35 do 2º - sem nota), Bruno Silva (6,5) (Guilherme, intervalo - 5) e Camilo (6); Montillo (sem nota) (João Paulo, 15 do 1º - 5,5), Roger (6) e Rodrigo Pimpão (7,5). Técnico: Jair Ventura
Resultado de imagem para olimpiaOLIMPIA: Azcona (5,5), César Benítez (5) (Ferreira, 28 do 2º - 6), Pellerano (5,5), Cañete (5,5) e Giménez (5); Riveros (5,5), Fernández (5) (González, 2 do 2º - 4,5) e Ortíz (5); Mouche (5,5) (Santa Cruz, 13 do 2º - 5,5), Montenegro (4,5) e Julián Benítez (5,5). Técnico: Pablo Repetto

Foto: Sátiro Sodré/SS Press/Botafogo.

Comentários