O maior drama do ano acaba hoje: o Vasco sobe ou não?

Jorginho e Zinho devem encerrar trabalho no Vasco hoje à tarde
Esqueça os jejuns de títulos brasileiros do Palmeiras, de nível nacional do Grêmio ou até mesmo a possibilidade do primeiro rebaixamento do Internacional: o maior drama deste fim de temporada quem vive é torcedor do Vasco. A equipe cruz-maltina chega à última rodada da Série B ameaçada como nenhum dos grandes dos quatro maiores centros do país jamais chegou desde que o campeonato adotou os pontos corridos como fórmula de disputa. Dos sete clubes grandes de Rio, São Paulo, Minas ou Rio Grande do Sul que já caíram, somente o Fluminense, em 1998, não conseguiu voltar para a Série A.

O momento do clube é tão tenso que até o presidente Eurico Miranda, sempre arrogante e tido como inabalável, chegou a precisar de atendimento médico após a derrota da semana passada, para o Criciúma. O resultado não apenas adiou como ameaçou de vez as chances de acesso à primeira divisão. Líder durante a maior parte do campeonato, o Vasco foi perdendo posições nas últimas dez rodadas. Chega à última quarta na 4ª colocação, a pior desde que a Série B começou. Para quem entrou com pinta de que faria campanha semelhante ao histórico Corinthians de 2008, é um fim de temporada absolutamente impensável.

Para voltar à elite do futebol nacional, o Vasco precisa derrotar o Ceará hoje, às 17h30, no Maracanã. Com este resultado, a volta é certa. Sem ele, as chances caem muito: um empate, combinado a uma provável vitória do embalado Náutico em casa diante do ameaçadíssimo Oeste, que não vence há 16 jogos, já acaba com as possibilidades de retorno. Neste caso, nem mesmo um tropeço do Bahia, fora de casa, diante do Atlético Goianiense, interessaria: os baianos têm um pontinho a mais, mas saldo de gols muito superior (24 a 12). Um empate diante do campeão em Goiânia já lhes garante o retorno.

Em São Januário, a permanência na Série B é tratada como se fosse um novo rebaixamento, tamanha a dimensão do fiasco e da catástrofe financeira que o fracasso poderia acarretar. Recluso durante uma semana desde que perdeu no Heriberto Hülse, o elenco mantém concentração total para conquistar a vitória e evitar o pior. A tarde promete ser tensa como nenhuma outra na história vascaína.

Sábado quente pelo G-6
Se a última rodada da Série B é o maior destaque deste sábado, na Série A a briga pelas vagas que restam à Libertadores esquenta a noite de sábado. No Rio, o Botafogo precisa vencer a Ponte Preta para jogar tranquilo na Arena do Grêmio domingo que vem. Já em Itaquera, Corinthians e Atlético Paranaense fazem confronto direto decisivo nesta disputa. No Independência, o Sport precisa vencer o América Mineiro para se livrar de vez de qualquer risco de rebaixamento.

Carta na Mesa
Atrasado, o programa de segunda-feira está disponível abaixo.



Foto: Vasco/Divulgação.

Comentários