O domingo não definiu quase nada, mas encaminhou muita coisa no Brasileirão

Gol de Dudu deixou Palmeiras a um empate do título
A grande definição que a rodada de ontem aguardava era a de o Palmeiras enfim comemorar o título de campeão brasileiro. Mas não foi desta vez: mesmo que tenha vencido o Botafogo por 1 a 0, o time de Cuca terá de aguardar mais uma semana para enfim soltar o grito preso na garganta desde 1994. Apesar disso, o clima foi de festa total: dos três primeiros, o time paulista foi o único que não tropeçou na rodada. Só um desastre tira o título do Allianz Parque.

Além de ganhar do Botafogo, o Palmeiras viu Santos e Flamengo perderem pontos preciosos. O time da Vila Belmiro vencia o Cruzeiro no Mineirão até o finzinho, quando cedeu o 2 a 2. Enredo idêntico teve o Fla diante do Coritiba, dentro do Maracanã - resultado que lhe tirou de vez as chances de título. Para Cuca e seus comandados, basta um empate em casa com a Chapecoense domingo que vem para dar a volta olímpica. Flamengo e Santos brigarão pelo vice no Maracanã, em um duelo direto, no mesmo horário das 17h. Mas estes resultados tiveram lá suas definições, sim: além do fim do "cheirinho de hepta", garantiram o Santos dentro da fase de grupos da Libertadores do ano que vem.

Lá embaixo, a única definição foi a confirmação da queda do Figueirense para a Série B. A goleada de 4 a 0 foi vital para o Vitória, que além de abrir três pontos também se distanciou do Internacional no saldo de gols: agora, a diferença entre ambos é de quatro tentos neste critério. Ou seja: o Colorado, na prática, terá de fazer pontuação superior à dos baianos para escapar. Igualar em pontos provavelmente não será suficiente, a menos que alguma goleada ocorra neste meio tempo.

Mas resultados elásticos deste tipo não são exatamente os mais previsíveis, seja porque o Inter não parece capaz de enfiar gols em sequência contra Corinthians, Cruzeiro ou Fluminense, seja porque o Vitória não deve enfrentar rivais dispostos a goleá-lo nos dois jogos finais. O empate do Coritiba no Maracanã foi péssimo para os gaúchos também por isso: ao chegar a 46 e praticamente confirmar sua permanência na Série A (pode ser oficialmente garantida hoje, se o Inter perder em Itaquera), o Coxa jogará com o Vitória mais relaxado na segunda-feira que vem, sem a obrigação dos três pontos. Já o Palmeiras deve chegar a Salvador como campeão brasileiro, já em festa, já em férias. Se Cruzeiro e Flu pouco têm a disputar, os rivais dos baianos também devem entrar sem tanta necessidade de resultados.

A mais acirrada disputa de tabela nas duas rodadas finais deve ser a das últimas vagas pela Libertadores que ainda restam, pelo equilíbrio e quantidade de equipes envolvidas. No momento, Atlético Paranaense e Botafogo estariam levando a melhor, com o Grêmio entrando junto por uma circunstância muito especial: como é 7º colocado, estaria indo ao torneio continental no momento ou via título da Copa do Brasil ou pelo título do Atlético Mineiro, que abriria esta sétima vaga. No entanto, os gaúchos podem hoje perder a posição para o Corinthians, favorito diante do Internacional em São Paulo. E não dá para descuidar da Chapecoense, que, com 52, voltou à briga ao derrotar o Tricolor Paulista na Arena Condá.

Foto: César Greco/Palmeiras.

Comentários