Nova derrota deixa o Vasco a perigo na última rodada da Série B

Vasco de Júlio César perdeu em Criciúma e fica ameaçado
Quem via o Vasco nos primeiros cinco meses do ano jamais poderia imaginar que ele chegaria à última rodada da Série B na situação atual. Campeão carioca invicto, o time de Jorginho acumulou uma histórica invencibilidade de 34 partidas até levar 2 a 1 do Atlético Goianiense, na 8ª rodada, quando era líder folgado. Caiu de rendimento na segunda metade do turno, mas ainda assim o fechou na ponta, com folga, somando 39 pontos. Agora, chega para enfrentar o Ceará em São Januário com 62, ameaçado de não conseguir o acesso.

E nada leva crer que o fato de jogar em casa garantirá o sucesso da empreitada vascaína. A queda de rendimento no returno é vertiginosa: em 18 jogos, foram só seis vitórias. Neste período, em São Januário, a equipe de Jorginho empatou com equipes como Sampaio Corrêa e Luverdense, além de ter perdido para Vila Nova e CRB. E é de vitória a necessidade: caso não ganhe do Ceará, o Vasco será provavelmente ultrapassado pelo Náutico, que vem embalado após enfiar 4 a 1 no Tupi em Juiz de Fora e receberá o descompromissado Vila Nova na Arena de Pernambuco.

Na derrota por 1 a 0 para o Criciúma, mais uma vez, pesaram os nervos à flor da pele. Diante de um adversário que pouco tinha a disputar, o Vasco tropeçou nas próprias pernas. A vitória sobre o Bragantino na semana passada deixou os cariocas em situação tranquila para jogar no Heriberto Hülse, mas o que se viu foi um time dispersivo, que entrou sem a fome necessária para matar de vez a questão. Acabou tomando "olé" e ainda escapou de perder de mais diferença ainda, já que Martín Silva pegou um pênalti no último minuto de jogo. Para piorar, o zagueiro Luan, destaque do time, foi expulso e não joga sábado que vem.

Neste sábado, ficou confirmado o acesso do Avaí, que fez 1 a 0 fora de casa no Londrina e tirou a vice-liderança do Vasco. A 4ª posição é a pior do Cruz-Maltino desde o início da Série B, justamente na penúltima rodada. Com 62 pontos, vê o Náutico apenas dois atrás. A outra posição perdida pelos cariocas foi para o Bahia, que fez 3 a 2 de forma dramática no Bragantino e subiu a 63. Na última rodada, os baianos visitarão o campeão Atlético Goianiense, e dependem de um simples empate para confirmarem o retorno à primeira divisão.

Foto: Carlos Gergório Jr/Vasco.

Comentários