Brasil e Uruguai, a um passo da Copa

Coates vibra: o Uruguai passeia nas eliminatórias
Até bem pouco tempo, era tarefa quase impossível dizer quais seriam os cinco representantes da América do Sul na próxima Copa do Mundo. Agora, passadas 11 rodadas, algumas coisas começam finalmente a clarear. A principal delas diz respeito à briga pela liderança: em ótima fase, Brasil (1º, 24) e Uruguai (2º, 23) dispararam na frente dos demais e estão bem pertinho da Rússia 2018.

A Celeste manteve a campanha irrepreensível dentro de casa. Diante do Equador (4º, 17), começou de forma arrasadora e abriu o placar cedo no Centenario, com gol do zagueiro Coates. Porém, o time de Tabárez tirou o pé e sofreu o empate no fim do primeiro tempo, com Caicedo. Rolan, no entanto, fez 2 a 1 poucos segundos antes do apito para o intervalo. No segundo tempo, foi só administrar a vantagem. O resultado acabou sendo bom também para a ameaçada Argentina (6º, 16), pois segura um concorrente direto de tabela.

E não foi só em Montevidéu: fora a sua própria derrota para o Brasil, a equipe de Edgardo Bauza foi beneficiada por todos os demais resultados paralelos. Por isso, apesar da derrota de 3 a 0 em Belo Horizonte, é que não caiu ainda mais na tabela. Isso poderia ter ocorrido se o Paraguai (7º, 15) confirmasse o favoritismo e batesse o Peru (8º, 14) em Assunção. Os guaranis até saíram ganhando, mas sofreram um surpreendente 4 a 1 dentro de casa que, inclusive, coloca os peruanos na briga também - o que pode endurecer o jogo desta madrugada de terça para quarta para o Brasil em Lima.

Um resultado que ajudou quase todos, exceto os envolvidos, foi o de Barranquilla. O 0 a 0 entre Colômbia (3º, 18) e Chile (5º, 17) segura ambas as seleções. Brasileiros e uruguaios puderam abrir larga vantagem, enquanto argentinos, chilenos, paraguaios e peruanos mantêm-se próximos.

Os uruguaios só voltarão para o bolo se perderem para o Chile, terça, em Santiago, e alguns outros resultados paralelos lhes forem desfavoráveis. Este será o jogo mais interessante da próxima rodada, além, claro, de Argentina x Colômbia, em San Juan - jogo no qual os argentinos entrarão absurdamente pressionados pela necessidade de vencer.

Em tempo:
- O hexagonal final das eliminatórias da Concacaf abre hoje com um clássico entre Estados Unidos e México. O jogo, disputado em Ohio, ganha o tempero extra da tensão que se estabeleceu entre os dois países após a eleição de Donald Trump como presidente norte-americano.

- Outro clássico marca a sexta-feira de eliminatórias na Europa: Inglaterra x Escócia, em Wembley.

Foto: AUF/Divulgação.

Comentários