Uma noite espelhada

Internacional x Atlético-MG, Cruzeiro x Grêmio. As semifinais da Copa do Brasil colocam os quatro gigantes de Rio Grande do Sul e Minas Gerais frente a frente como em antigos torneios festivos dos anos 70 e 80. Só que agora vale muito: em jogo, está o título nacional possível a cada um destes clubes neste ano, e com possibilidade real, de 50%, de uma decisão com clássico regional.

Serão jogos absolutamente espelhados. Ambos ocorrem nas duas próximas quartas-feiras, ao mesmo tempo, no tenebroso horário das 21:45, o qual, ainda assim, não deverá impedir que tenhamos estádios lotados. Ida em Porto Alegre e volta em Belo Horizonte, e vice-versa. Dois campeões de um lado, dois tetracampeões de outro. É tudo muito parecido - exceto, talvez, pelo nível de interesse dos confrontos - cruzeirenses e gremistas têm na Copa do Brasil a prioridade máxima deste fim de ano, ao contrário de colorados e atleticanos, que ainda dividem atenções com o Brasileirão.

No Beira-Rio, deixando isso bem claro, o Inter vai com time misto para cima do Galo, pois ainda é preciso escapar do rebaixamento. Jogarão Danilo Fernandes, Ceará, Ernando, William, Alex e Vitinho, dentre os que normalmente são titulares. A torcida sabe bem o propósito desta equipe no torneio, viu isso claramente diante do Santos, semana passada: jogar fechadinho, mesmo dentro de casa, e explorar contra-ataques em velocidade. O Atlético-MG vem completo, é um time bem superior, mas tem errado muito também. Levar até mesmo um 0 a 0 para o Indepedência não será exatamente um mau negócio para o Colorado, que tem se defendido melhor.

Já o duelo entre Cruzeiro e Grêmio promete ser absolutamente trepidante. O Mineirão pode ter quebra de recorde de público hoje (mais de 50 mil ingressos foram vendidos antecipadamente). E, se o Galo parece favorito no outro confronto, neste o equilíbrio é enorme: os gaúchos têm um time treinado há mais tempo e são tecnicamente um pouco superiores, mas os mineiros, além do estádio lotado, estão em fase um pouco melhor no momento e entram descansados. Enquanto o Grêmio jogou um Gre-Nal duríssimo domingo, o Cruzeiro titular não jogou - seus reservas é que atuaram no fim de semana pelo Brasileiro. O histórico de mata-matas entre os dois também é mineiro - mas os gaúchos decidirão em casa, e vêm babando por um título nacional há 15 anos. Ingredientes não faltam.

Em tempo:
- O Cerro Porteño é o primeiro semifinalista da Copa Sul-Americana. Bateu ontem o Independiente Medellín por 2 a 0, em Assunção. Hoje é a vez de Atlético Nacional x Coritiba e Chapecoense x Junior.

Comentários