Um domingo com todos os ingredientes

O domingo de Campeonato Brasileiro promete ser o melhor de todos desta temporada. Todos os ingredientes estão muito bem dosados: clássicos (regionais e nacionais), promessa de estádios lotados (e o retorno do mais famoso de todos eles aos nossos finais de semana) como em nenhuma outra rodada, partidas absolutamente decisivas e equipes, todas elas, com algum interesse direto de tabela. A tarde será extremamente intensa - e tensa, especialmente em Porto Alegre e Salvador.

Palmeiras (1º, 64) x Sport (14º, 37): descansado por ter jogado com muitos reservas durante a semana, o Palmeiras vai com tudo e com todo o favoritismo para cima do ameaçado Sport no Allianz Parque. Completinho, o time pernambucano já sairá mais do que satisfeito da capital paulista se obtiver um ponto - mesmo que ainda possa terminar a rodada no Z-4 caso não vença.

Flamengo (2º, 60) x Corinthians (7º, 48): poucos jogos poderiam marcar tão bem o retorno do Maracanã aos nossos fins de semana como o clássico entre as duas maiores torcidas do país. Certamente teremos hoje o maior público do campeonato - algo próximo dos 70 mil torcedores. A necessidade de vitória é toda rubro-negra, já que a derrota para o Inter fez o Palmeiras abrir quatro pontos na liderança semana passada. O Timão, abalado pela eliminação na Copa do Brasil, segue na luta para entrar no G-6.

Atlético-MG (3º, 56) x Figueirense (18º, 32): o Galo não tem chances de título, mas está tranquilo dentro do G-6. Sua principal briga, portanto, será pela conquista da Copa do Brasil. Ainda assim, promete ir com força máxima diante do Figueira, que está desesperado na zona de rebaixamento. Favoritismo total dos mineiros.

Chapecoense (12º, 42) x Santos (4º, 55): neste caso, quem vai com tudo é o Peixe. Eliminado de forma decepcionante na Copa do Brasil, o Santos tem como meta ultrapassar o Atlético-MG, entrar no G-3 e garantir classificação direta à fase de grupos da Libertadores. Já a Chape pensa mais na partida contra o Junior, pelas quartas da Sul-Americana, que no Brasileiro, onde está tranquila. Mas vai com o que tem de melhor, também.

Grêmio (8º, 47) x Internacional (16º, 36): há exatamente 12 anos, os dois rivais gaúchos entraram em campo em um Gre-Nal no Olímpico em situações opostas. Ameaçado, o Grêmio perdeu para o Inter naquela oportunidade e afundou rumo ao rebaixamento. A chance de dar o troco atiça os gremistas, que podem hoje bater o recorde de público da história da Arena. A prioridade de Renato Portaluppi, porém, é a semifinal da Copa do Brasil. Alguns titulares devem ser poupados, embora time totalmente reserva seja improvável.

Coritiba (15º, 37) x Fluminense (9º, 46): dois times em situação parecida. Coxa e Flu vinham em ascensão no final de setembro, mas caíram demais na primeira quinzena de outubro. Os paranaenses, portanto, seguem ameaçados de rebaixamento, e os cariocas estão longe do G-6 novamente. Promessa de jogo feio no Couto Pereira.

Vitória (17º, 35) x Cruzeiro (13º, 38): o Cruzeiro faz bonito na Copa do Brasil, mas segue a perigo no Brasileiro. A apenas três pontos do próprio Vitória, o primeiro que hoje cairia, não pode preservar ninguém para a partida decisiva de quarta-feira, contra o Grêmio. A partida do Barradão promete ser a mais tensa desta rodada.

Comentários