Campeões, rivalidade e chance de (mais) clássicos

Ábila, Arrascaeta e Sobis comemoram classificação do Cruzeiro
Internacional x Atlético-MG, Grêmio x Cruzeiro. Se a Copa do Brasil andava com interesse um tanto quanto esvaziado em 2016, as semifinais trataram de recolocá-la nos holofotes. Não apenas porque traz às fases decisivas a coincidência de termos dois gaúchos e dois mineiros, mas porque reunirá quatro ex-campeões da competição, dois verdadeiros grandes clássicos nacionais e a chance de uma decisão totalmente regional - seja a reprise do Galo x Raposa de 2014 ou o maior Gre-Nal do Século XXI.

O Cruzeiro passou pelo Corinthians num dos maiores jogos da temporada. Num Mineirão com clima de decisão e 35 mil torcedores, reverteu a derrota da partida de ida, chegou a abrir 4 a 1, sofreu um tento no fim, mas segurou a pressão e a vaga. Fará com o Grêmio o duelo dos dois únicos tetracampeões do torneio na semifinal. A vantagem histórica é total dos mineiros, que jamais foram eliminados pelo Tricolor num mata-mata. O momento, porém, indica uma leve superioridade gremista - não só pela melhor temporada que faz, mas também pelo fato de o time de Renato Portaluppi estar priorizando totalmente a Copa do Brasil, enquanto o de Mano Menezes ainda luta contra o rebaixamento.

Já o Galo sofreu, mas passou pelo Juventude no Alfredo Jaconi. Sofreu gol de largada, viu o Papo ter um mal anulado e, assim como Grêmio e São Paulo, penou para vazar o goleiro Elias. Nos pênaltis, porém, Victor fez a diferença, como normalmente ocorre. Enfrentará o Inter na condição de favorito, por ter mais time e estar mais focado na Copa do Brasil que seu adversário. No histórico, porém, sofre diante do Colorado. Outro clássico nacional que valoriza, e muito, esta semifinal.

Os mandos de campo foram definidos na manhã de hoje. Grêmio e Atlético-MG decidirão a vaga para a decisão em casa. Vantagem? Depende muito do que Cruzeiro e Internacional fizerem no jogo de ida.

Brasileiros ainda vivos
Coritiba e Chapecoense saíram em desvantagem nas quartas de final da Copa Sul-Americana, mas seguem com chances de seguir adiante na competição. O Coxa empatou no fim em casa com o Atlético Nacional, 1 a 1, e agora precisará buscar o resultado em Medellín. Nada fácil. Já a Chape levou 1 a 0 do Junior, mas agora terá a Arena Condá a seu lado para chegar à inédita semifinal. Hoje tem San Lorenzo x Palestino, fechando a rodada de ida, em Buenos Aires.

Em tempo:
- Na Liga dos Campeões, destaque para o show do Barcelona: 4 a 0 no Manchester City.

- Só dá Botafogo no Brasileiro. Com um gol de Rodrigo Pimpão, o time de Jair Ventura fez 1 a 0 no Santa Cruz em Recife, na abertura antecipada da 32ª rodada. Manteve o 5º lugar, agora com 53, e começa a encaminhar sua classificação para a Libertadores.

- O retorno do Maracanã será com casa cheia. Flamengo x Corinthians, domingo, já tem 50 mil ingressos vendidos. Deve bater os 55 mil de São Paulo 2 x 2 Chapecoense e ser o maior público do Brasileirão 2016.

Foto: Juliana Flister/Light Press/Cruzeiro.

Comentários