A maior rodada caiu num sábado

O sábado pré-segundo turno das eleições municipais tende a ser o dia mais importante de toda a temporada do Campeonato Brasileiro. A rodada de hoje reúne nada menos que dois confrontos diretos entre os quatro melhores times da competição até agora. E o mais interessante: Atlético-MG (3º, 59) e Santos (4º, 58), que estão atrás na disputa, jogam em casa diante de Flamengo (2º, 61) e Palmeiras (1º, 67), respectivamente, o que pode ajudar a embolar uma briga que, na rodada passada, parecia estar encaminhada para o título palmeirense.

Santos (4º, 58) x Palmeiras (1º, 67): um empate na Vila Belmiro já cairá muito bem para o time de Cuca, que manteria, assim, ao menos quatro pontos de vantagem na liderança. O Santos, vencendo, encurta a distância até o rival para seis pontos. Diferença difícil de ser tirada em apenas cinco rodadas, mas o objetivo plausível é outro: superar o Galo, chegar à 3ª posição e entrar de forma direta na fase de grupos da Libertadores. Mais um superclássico entre estes dois clubes nos últimos dois anos.

Atlético-MG (3º, 59) x Flamengo (2º, 61): tranquilo após bater o Inter fora de casa na semifinal da Copa do Brasil, o Galo vai com tudo para cima do Flamengo em busca da vice-liderança do Brasileiro. O resultado é importante para firmar a equipe no G-3. A expectativa é enorme: mais de 40 mil ingressos já foram vendidos. Ganhando, os mineiros podem até voltar à briga pelo título, caso o Palmeiras perca para o Santos - vale lembrar que o Verdão ainda terá de ir a Belo Horizonte daqui a 20 dias.

Botafogo (5º, 53) x Coritiba (15º, 38): embalado por uma incrível sequência de vitórias, o Fogão recebe o ameaçado Coxa com total favoritismo. O mau resultado do Fluminense ontem ajudou ainda mais a equipe alvinegra e se manter tranquila no G-6. Vencendo, o time pode até se aproximar de Atlético-MG e Santos, que têm compromissos difíceis, e sonhar, por que não?, com uma vaga direta na Libertadores.

Corinthians (6º, 49) x Chapecoense (12º, 42): de olho na semifinal da Sul-Americana, a Chapecoense vai em alto astral e leve para pegar o Corinthians, dono absoluto da obrigação de vencer em Itaquera. O time catarinense só não deve ir com reservas porque ainda corre um pequeno risco de cair. No Timão, a ordem é vencer e se manter entre os seis primeiros.

Atlético-PR (7º, 49) x Cruzeiro (13º, 41): mesmo quase que fora da final da Copa do Brasil, o Cruzeiro deve poupar alguns titulares na Arena da Baixada. A aposta de Mano Menezes representa certo risco, já que, no Brasileiro, a equipe ainda não está totalmente livre do risco de queda. Ao Furacão, obrigação total de vitória para se manter firme na luta por uma vaga na Libertadores.

Figueirense (18º, 32) x Grêmio (9º, 48): completamente focado na busca pelo título da Copa do Brasil, o Grêmio mandará um time exclusivamente de suplentes ao Orlando Scarpelli. Isso não garante bom resultado ao Figueira, que vem em crise técnica grave. Vale lembrar que o time gaúcho, com reservas, já tirou pontos do Santos na Vila Belmiro recentemente.

Europeus
Dois jogos são destaques no fim de semana dos campeonatos do Velho Continente. Na Itália, a Juventus (1º, 24) recebe o Napoli (3º, 20), em duelo direto da ponta de cima. Na Alemanha, Borussia Dortmund (7º, 14) e Schalke 04 (14º, 7) disputam o clássico local em busca de dias melhores.

Comentários