Pelos pontos e pela afirmação

Depois de golear o Equador e desempenhar sua melhor atuação em muito tempo, o Brasil tem hoje a chance de deslanchar nas eliminatórias. Aquela que poderia ser a sequência de jogos mais complicada, capaz de manter a equipe pentacampeã longe da zona de classificação para a Copa do Mundo, pode ser, na verdade, a série de jogos que fará o time mudar de patamar dentro da competição. Para tanto, é preciso confirmar a invencibilidade em Manaus e derrotar a Colômbia, talvez a principal rival sul-americana do Brasil nos últimos dois anos.

Tite escalará o mesmo time que atuou em Quito, e nem poderia ser diferente. Em dois jogos, conseguirá algo que Dunga ainda não havia obtido: repetir a escalação de uma partida para outra. É verdade que Philippe Coutinho deu mais qualidade à equipe quando entrou no lugar de Willian, mas o jogador do Chelsea teve, quinta passada, uma rara atuação discreta pela Seleção. Em geral, ele é destaque da equipe. Merece mais uma chance, ainda mais num momento positivo como o de agora.

Vencer é necessário não apenas por conta do moral: é uma questão também de tabela. Se não derrotar a Colômbia, o Brasil corre o risco, mesmo se fizer quatro dos seis pontos nesta série difícil, de acabar mais uma rodada de eliminatórias fora até da repescagem. É o preço de uma competição equilibradíssima: os pontos necessários de hoje são os que irão compensar os perdidos em casa para o Uruguai, ou a péssima atuação contra o Paraguai, em Assunção.

A vitória se torna ainda mais fundamental pelo fato de os rivais diretos enfrentarem, quase todos, adversários vencíveis. O Equador tem um compromisso menos fácil contra o Peru, em Lima, mas a Argentina visita a lanterna Venezuela e o Chile recebe a pobre Bolívia. O Uruguai joga em Montevidéu contra o Paraguai, um adversário direto, mas ainda assim é o favorito. Marcar passo pode significar ficar atrás de todos eles. E ficar para trás neste cenário complicado relativiza boas atuações.

Favoritos começam bem na Europa
Se Alemanha e Inglaterra começaram vencendo fora de casa nas eliminatórias no domingo, nesta segunda foi a vez de Itália e Espanha sobrarem. Os italianos venceram como visitantes: 3 a 1 em Israel. Já os espanhóis golearam Liechtenstein, em León, por 8 a 0. Hoje é a vez da França visitar a Bielorrússia. Outro jogo interessante é Suécia x Holanda.

Comentários