Fase de grupos e de reencontros

Como sempre, o sorteio da Liga dos Campeões reservou uma série de confrontos interessantes na primeira fase. Se os grupos não são exatamente equilibrados - com exceção de um ou dois - alguns jogos podem funcionar como verdadeiras prévias para os mata-matas. Vários deles, inclusive, foram decisões em edições bem recentes da competição.

Grupo A: apesar da perda de Ibrahimovic, o Paris Saint-Germain é ainda o favorito desta chave, com o Arsenal correndo por fora na briga pela liderança. Basel e Ludogorets surgem como zebras, embora os suíços já tenham aprontado em anos não tão distantes.

Grupo B: eis uma das chaves equilibradas. Bicampeão português e um dos oito melhores da edição 2015/16, o Benfica larga como principal candidato à ponta. O Dinamo de Kiev, porém, também chegou aos mata-matas da última edição. O Napoli, mesmo sem Higuaín, vem com o cartaz de ser bi-vice-campeão italiano. E os turcos do Beskitas costumam fazer jogos duros sempre.

Grupo C: o confronto mais chamativo da primeira fase está aqui. Será entre o Manchester City, de Pep Guardiola, e o Barcelona. Borussia Mönchengladbach e Celtic não são galinhas mortas, mas diante de dois rivais tão poderosos ficam em segundo plano.

Grupo D: semifinal de 2015/16 reeditada por Bayern München e Atlético de Madrid, os dois principais candidatos do grupo. O campeão holandês PSV, porém, merece cuidados especiais. Os russos do Rostov correm por fora.

Grupo E: outro que é bastante parelho, sem favoritos claros. Bayer Leverkusen, Tottenham e Monaco entram em pé de igualdade na disputa, mas o CSKA Moscou costuma ser páreo complicado, especialmente jogando na Rússia.

Grupo F: o clássico de edições recentes entre Real Madrid e Borussia Dortmund é o grande chamariz desta chave. O Sporting, que voltou com força às disputas de título em Portugal, tem um bom time, mas degraus abaixo de espanhóis e alemães. O Legia, da Polônia, é a zebra.

Grupo G: campeão inglês, o Leicester deu sorte. Seu adversário mais duro é o Porto, que há anos não repete os grandes times do passado. Brugge e Kobenhavn podem atrapalhar apenas se ingleses e portugueses derem sopa para o azar.

Grupo H: reforçada, a pentacampeã italiana Juventus é a melhor equipe da chave. Sevilla e Lyon devem fazer a disputa pelo segundo lugar, com o Dinamo Zagreb à espreita caso algum deles tropece.

Foto: UEFA/Divulgação.

Comentários