Exorcizar fantasmas para buscar o ouro

Em 2001, Honduras impôs derrota histórica ao Brasil de Felipão
As três seleções que ainda podem tirar o ouro olímpico do Brasil já venceram a seleção de forma traumática em vezes anteriores. Se todos lembram do 7 a 1 alemão e que a Nigéria bateu o time de Zagallo na semifinal de Atlanta 1996, a equipe de Honduras, adversária de hoje, foi a responsável por um dos maiores fiascos brasileiros em todos os tempos. Na Copa América de 2001, um time descaracterizado chamado por um Felipão que ainda iniciava seu trabalho rumo ao penta levou 2 a 0 dos hondurenhos nas quartas de final.

Mas não é apenas pelo jogo aleatório de 15 anos atrás que a partida de hoje promete dificuldades. O futebol hondurenho é ascendente no cenário das Américas, com duas participações seguidas em Copas do Mundo e boas participações recentes em Olimpíadas: quartas em Londres 2012 (quando levou apertados 3 a 2 do próprio Brasil) e semifinal agora, passando num grupo com Argentina e Portugal.

O time virá fechado, como sul-africanos, iraquianos e dinamarqueses. Em dois destes três jogos, o Brasil teve dificuldades imensas para finalizar. Em ambos, é bem verdade, tinha o time antigo, sem Luan, mas com dois meias bem distantes dos atacantes. O falso nove do Grêmio trouxe uma nova dinâmica à engrenagem da equipe, a qual será decisiva hoje mais uma vez.

O principal rival, porém, é a pressão pelo resultado - e sempre é assim em Jogos Olímpicos no caso do futebol brasileiro, especialmente o masculino. Jogando em casa, e com o favoritismo, o Brasil precisa chegar à final. Tem time suficiente para isso, e parece ter encontrado um modo eficiente de jogar em tempo hábil para se tornar o favorito a ganhar a medalha de ouro. O começo de tarde vai ser tenso e interessantíssimo.

Em tempo:
- Na volta da Série B após dez dias, o Atlético-GO (4º, 33) obteve um importante ponto na Fonte Nova: 1 a 1 com o decepcionante Bahia (10º, 25). Em São Luís, a draga de Sampaio Corrêa (20º, 13) e Goiás (17º, 20) prosseguiu: 0 a 0. O time esmeraldino, sempre um favorito a subir para a primeira divisão quando joga a segunda, fecha o primeiro turno do campeonato entre os que cairiam para a terceira.

- Na Copa Sul-Americana, de cara, a primeira surpresa: ao empatar em 1 a 1 em Montevidéu com o Sportivo Luqueño, o Peñarol foi eliminado no saldo qualificado. O destaque da noite ficou para o Bolívar: depois de levar 2 a 0 do Universidad de Concepción, o time boliviano fez 3 a 0 em La Paz e segue adiante na competição. Ontem também se classificaram para a segunda fase Emelec, Junior e Montevideo Wanderers.

Comentários