No final, Grêmio conquista sua vitória mais importante no Brasileiro

Douglas se prepara para encher o pé e fazer 2 a 0 para o Grêmio
De todas as seis vitórias do Grêmio neste Campeonato Brasileiro, talvez nenhuma tenha sido mais importante que a de hoje. São vários os motivos: dá fim a uma série de derrotas, amenizando um princípio de crise; recoloca o time na disputa pela ponta; era um duelo direto entre dois postulantes ao título ou no mínimo vaga na Libertadores; e, claro, faz o time ultrapassar o Internacional às vésperas do clássico do próximo domingo.

O modo como o resultado foi conquistado também é importante. Parecia uma vitória inesperadamente tranquila: Giuliano abriu o placar cedo, o Grêmio teve ainda outra chance clara com Rafael Thyere, mas logo o Santos passou a impor seu toque de bola qualificado com marcação adiantada. Jogando num estilo pouco comum para este time de Roger Machado, o Tricolor postou-se atrás e esperou os contra-ataques, que vez por ora surgiam com Everton em noite inspirada. Deu certo porque a compactação foi mantida.

A efetividade, porém, é que foi a maior qualidade do Grêmio no primeiro tempo. O segundo gol veio no finzinho, com Douglas, em lance muito similar ao do primeiro: chute forte de Everton (após ótima jogada individual na área), rebote de Vanderlei e arremate certeiro, desta vez de Douglas. Um 2 a 0 que premiava a boa partida defensiva que fazia o time gaúcho, mas parecia um pouco exagerado pelo volume apresentado pelo Santos.

O gol de Douglas abalou o Peixe, que voltou do intervalo ainda sob efeito da decepção de ter sofrido outro tento quando o cenário parecia diverso. O Grêmio pressionou com força no começo do segundo tempo, mas sem contundência para chegar ao terceiro gol e definir a parada - talvez seu maior pecado na noite de hoje foi não ter conseguido aproveitar este momento da partida. Com Copete em campo dando mais força ao ataque, o Santos foi crescendo novamente, através das enfiadas de Lucas Lima e do movediço Gabriel abrindo espaços à frente da área. Descontou, porém, no maior problema tricolor: a bola aérea defensiva.

Porém, apesar do gol sofrido e do recuo, o Grêmio parecia ter o jogo sob controle. Não sofria grande pressão por parte dos paulistas e ainda teve, num cruzamento de Douglas que Luan quase aproveitou de cabeça, a chance de matar o jogo de vez. E não definir a parada contra um time qualificado como Santos pode custar caro, por mais que o time de Dorival Júnior tivesse a bola, mas criasse de fato poucas chances claras de marcar. É que um time bom pode prescindir disso para chegar aos objetivos. Como aos 37, quando Zeca acertou um chutaço com sua direita que engana para quem é lateral esquerdo e empatou o jogo.

Marcelo Hermes, o herói da noite: gol do desafogo no final
O cenário era tenso: o Grêmio deixava escapar uma vitória quase definida diante de um rival direto, o segundo tropeço seguido em casa, e não tinha mais em campo seu principal jogador, Luan, que saiu com dores musculares (que mais parecem misterinho de Gre-Nal que lesão de fato). E aí, brilhou a estrela de Roger: Guilherme, menino que estreou hoje, entrou muito bem, ousado; Bobô, fazendo parede contra a fraca zaga santista, também; e Marcelo Hermes, que entrou devido às cãibras de Rafael Thyere, definiu o jogo com um toque de categoria digno de um ótimo centroavante, típico de quem vive fase de afirmação. O gol mais comemorado pelos tricolores neste Brasileiro, junto com o de Luan diante da Ponte Preta.

Embora não pareça ser a tendência, caso Luan fique fora do clássico, o Grêmio teria no Beira-Rio zaga e ataque absolutamente reservas. Já não está atuando com seu capitão, Maicon, há algum tempo. Vem sem Miller Bolaños quase que desde sempre, além do imprescindível Geromel e de Wallace Reis. Mesmo assim, com tantos problemas, conquista uma vitória fundamental diante de um rival forte, mantendo-se na ponta de cima. Um resultado, por tudo isso, importantíssimo, ainda mais diante do equilíbrio que impera no Brasileirão 2016 até agora.

Campeonato Brasileiro 2016 - 12ª rodada
GrêmioGRÊMIO (3): Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere (Marcelo Hermes), Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Jaílson, Giuliano e Douglas; Everton (Guilherme) e Luan (Bobô). Técnico: Roger Machado
SantosSANTOS (2): Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique (Yuri) e Zeca; Thiago Maia, Renato (Jean Mota) e Lucas Lima; Gabriel, Rodrigão e Vítor Bueno (Copete). Técnico: Dorival Júnior
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS); Data: quarta-feira, 29/06/2016, 19h30; Árbitro: Eduardo Valadão (GO); Público: 14.865; Renda: R$ 363.345,00; Gols: Giuliano 2 e Douglas 44 do 1º; Copete 19, Zeca 37 e Marcelo Hermes 43 do 2º; Cartão amarelo: Edílson, Douglas, Walace, Lucas Lima, Yuri e Zeca; Nota do jogo: 9; Melhor em campo: Giuliano

Fotos: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários