Luca Modric e muito mais: foi pelo meio que a Croácia derrotou a Turquia

Tarde de gala: Modric fez golaço e liderou a vitória da Croácia
Os grupos D e E da Eurocopa deste ano são tidos como os mais equilibrados da competição. O primeiro deles teve início hoje, em Paris. Turquia e Croácia abriram a chave de Espanha e República Tcheca repetindo um dos duelos mais emocionantes da história do torneio, o das quartas de final de 2008, quando dois gols saíram nos minutos finais da prorrogação. Desta vez, ao contrário de oito anos atrás, quem se deu melhor foi a equipe croata.

E foi pelo meio que a Croácia fez valer sua maior qualidade técnica e venceu. Não apenas pelo golaço do meia Luca Modric, que pegou com rara felicidade de sem-pulo mesmo sem estar adequadamente posicionado para um arremate de fora da área como o que acabou acertando. Mas porque ele e Rakitic, pelo meio, além de Perisic e Srna, pelos lados, foram os donos da tarde no Parque dos Príncipes. Notem que estamos falando de um lateral, um volante, um meia e um ponteiro, mas também de domínio de meio-campo. Porque a Croácia foi extremamente compacta.

Após eliminarem a Holanda da Euro, os turcos chegaram à França embalados. No entanto, por mais que tenham feito frente à Croácia, deixaram a desejar justamente no setor mais importante do campo de jogo. Çalhanoglu e Arda Turan, jogando abertos, acabaram tendo muitos problemas com as subidas de Perisic e Srna. Precisavam cuidar mais das tarefas defensivas que da armação. O meia do Bayer Leverkusen chegou a recuar para a primeira posição do meio-campo em determinado momento da partida, a fim de tentar armar o jogo partindo de trás, mas a mudança de posicionamento surtiu pouco efeito.

Dona de um meio entrosado e envolvente, um centroavante de alto nível (Mandzukic) e do zagueirão Corulka em tarde heroica (impedindo gol com carrinho mesmo com um corte profundo na cabeça), a Croácia começa mostrando força. E é importante que assim seja. Ainda terá pela frente República Tcheca e Espanha, duas tarefas ainda mais árduas que a própria Turquia. Mas, após passar bem pelo primeiro teste, mostrou condições até mesmo de incomodar os espanhóis na briga pela liderança.

Foto: UEFA.

Comentários