Bem além de Gareth Bale: o País de Gales é campeão do Grupo B

Taylor comemora o segundo gol de Gales: 3 a 0 sobre a Rússia
De todas as surpresas desta Eurocopa, talvez o País de Gales seja a maior. O bom desempenho nas eliminatórias indicava que a equipe fosse capaz de passar da primeira fase, é verdade, mas ainda assim a campanha está acima das expectativas. A goleada de 3 a 0 sobre a Rússia encerrou ontem uma primeira fase categórica dos galeses: com 6 pontos, a equipe conquistou a liderança do Grupo B, deixando a favorita Inglaterra com o segundo lugar.

É claro que Gareth Bale é a grande estrela da seleção de Chris Coleman, mas é injusto tratá-lo como o único destaque da equipe até agora. Na grande vitória diante dos russos, Ramsey teve atuação tão enorme quanto a do badalado craque do Real Madrid. O zagueiro Chester e o volante Allen também sobraram em campo em Toulouse, bem como nos jogos anteriores. O mesmo vale para o central Davies. Trata-se de uma seleção com um craque, alguns bons valores e um treinador que soube estruturá-los muito bem. É o melhor time galês em 60 anos, seguramente.

No outro jogo do Grupo B, Inglaterra e Eslováquia ficaram num 0 a 0 relativamente conveniente para os dois lados. O placar deve assegurar a vaga eslovaca para as oitavas, embora não a garanta, e carimbou a classificação dos ingleses, embora tenha sido insuficiente para o primeiro lugar. O "presente" para os britânicos deve ser pegar a indigesta seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo já nas oitavas de final.

Problemão para o Gre-Nal
Os resultados dos exames de Geromel e Wallace Reis foram os piores possíveis: ambos desfalcarão o Grêmio por 21 dias. Isso significa que Roger Machado não terá seus dois zagueiros titulares por cinco rodadas, incluindo aí duelos diretos, como contra o Santos e, principalmente, o Gre-Nal do próximo dia 3, no Beira-Rio. Os contestados Fred e Bressan, que fracassaram na Libertadores, devem retornar à titularidade enquanto isso.

Tite vê risco para o Brasil
Apresentado pela CBF como novo técnico da Seleção, Tite não se esquivou das perguntas feitas sobre sua relação com Marco Polo del Nero. O treinador assinou, seis meses atrás, um manifesto pedindo a saída do cartola da presidência da Confederação, e disse manter sua posição sobre os assuntos políticos envolvendo a entidade, mostrando que vai separar bem o trabalho de campo com seu pensamento a respeito da situação. O principal ponto da entrevista coletiva, porém, foi outro: Tite admitiu que o Brasil corre, sim, risco de não disputar a próxima Copa do Mundo. Sua tarefa, óbvio, é impedir que este fiasco aconteça.

Rodada cheia na Série B
O único jogo da primeira divisão brasileira desta terça será Palmeiras x América-MG, abrindo a 10ª rodada. Pela Série B, dez jogos abrem a 11ª, com destaque para a briga intensa pelo G-4, onde oito equipes estão separados por apenas três pontos. Em Maceió, o ascendente CRB (3º, 18) recebe o instável líder Vasco (22 pontos). No Centenário, em Caxias do Sul, o Brasil (10º, 15) abre a semana de duelos diretos em casa diante do Náutico (4º, 17). O rival de sexta, também na Serra, será o Bahia.

Comentários

Guilherme Alves disse…
Wallace é titular?
O que estão achando dele?
Vicente Fonseca disse…
Sim, Wallace é titular. Mesmo com a desconfiança pela rejeição no Flamengo, era obrigação testá-lo como titular porque Fred e Bressan não vinham dando resposta. Por enquanto, tem justificado a titularidade, sim.
Vine disse…
Por que o Brasil vai jogar em Caxias? Vai usar o frio pra prejudicar os adversários?
Vicente Fonseca disse…
Haha, não, Vine. É que o Bento Freitas não tem atualmente a capacidade mínima para sediar jogos na Série B (10 mil lugares). O xavante vinha jogando lá através de uma licença especial concedida pela CBF, que expirou. Enquanto não terminar a reforma e conseguir deixar o estádio em condições, o Brasil infelizmente terá de continuar jogando em Caxias do Sul.
Vine disse…
Agora fez sentido!
Mas creio ser estratégico fazer o Bahia jogar em Caxias em pleno junho/julho...