Uma copa escorregadia

San Lorenzo, de Angeleri, está em situação crítica na Libertadores
Pela terceira vez nesta Libertadores, a segunda seguida, o San Lorenzo deixou escapar um resultado que lhe era favorável. Se diante do Grêmio o empate cedido em casa aos 44 do segundo tempo ocorreu com requintes de crueldade, ontem, diante do Toluca, a virada sofrida nos dez minutos finais teve contornos definitivos. Somente um milagre classifica o Ciclón, que deve cair pelo segundo ano seguido na fase de grupos. Como campeão da América, o time de Boedo ainda não conseguiu passar para os mata-matas.

Porém, se contra o Grêmio o 1 a 1 teve ares de injustiça, ontem não se pode dizer o mesmo. Na verdade, o San Lorenzo escapou de perder no primeiro tempo, quando teve muito mais sorte que juízo e ainda ganhou de brinde um gol, nos minutos finais, marcado por Blandi. O que torna a derrota cruel, além do histórico recente de entregadas, é que ela ocorreu numa etapa complementar onde a equipe de Pablo Guede jogou melhor, emparelhou as ações. Nos 15 minutos decisivos, porém, acabou sentindo o cansaço dos 2.600 metros de Toluca e, com dois gols de Uribe, acabou perdendo de novo.

O resultado praticamente elimina o time argentino porque, agora, somente vencendo a LDU e torcendo por duas derrotas do Grêmio a equipe se classifica. Tudo precisa dar certo, e a maioria dos resultados necessários são improváveis. Hoje mesmo o time de Boedo pode ser matematicamente eliminado, caso o Tricolor vença em Quito. Se empatar, na prática elimina o Ciclón também, dada a imensa diferença no saldo de gols.

Pela vaga, com centroavante
A vitória mexicana, claro, caiu como um bálsamo ao time de Roger Machado. No entanto, de nada adiantará se o Grêmio não fizer sua parte hoje à noite. O ótimo desempenho no Gauchão definitivamente deu a titularidade a Bobô, embora o time com ele, Luan e Douglas, juntos, muitas vezes peque pela lentidão. E os gaúchos não poderão se dar ao luxo de não serem rápidos hoje.

Uma vitória classifica o Grêmio, embora o empate praticamente assegure a vaga. Empatando, o Tricolor se mantém na vice-liderança e só perderia a classificação em caso de derrota para o Toluca combinada a uma goleada do San Lorenzo ou vitória da LDU, em Buenos Aires, cenário bastante improvável. No entanto, claro, jogar para empatar é o primeiro passo para perder. E uma derrota, embora não elimine o time gaúcho, o obrigaria a vencer os mexicanos e secar os equatorianos na última rodada. Não é impossível, mas já cairia na dependência dos resultados paralelos.

Pelo empate em La Paz
Outro resultado espetacular para o futebol brasileiro ontem foi a derrota do Strongest para o Trujillanos, por 2 a 1. Não que a situação seja fácil: passando pela pedreira que é derrotar o River Plate hoje (mesmo no Morumbi), o São Paulo terá de empatar na Bolívia na semana que vem. Ainda assim, já não há mais o risco de eliminação antecipada hoje. E precisar de um empate, claro, é bem melhor que ter de vencer na altitude.

Cristriano
Três vezes Cristiano Ronaldo. Maior autor de hat-tricks na história da Liga dos Campeões, o português está perto de bater o recorde (que já é seu) de 17 gols como maior artilheiro de uma única edição do torneio. Com os três de ontem, chegou a 16 e classificou o Real Madrid de forma espetacular às semifinais, fazendo 3 a 0 no Wolfsburg e se juntando ao Manchester City, que eliminou o PSG. Hoje é a vez de os favoritos Barcelona e Bayern enfrentarem pedreiras fora de casa diante de Atlético de Madrid e Benfica.

Gauchão
O Juventude precisou de apenas 18 minutos para eliminar o Ypiranga. Fez três gols cedo e encaminhou a goleada de 4 a 1, que lhe classifica para pegar o Grêmio. A viagem para Caxias do Sul facilita a logística tricolor, mas enfrentar o Papo é mais duro em termos técnicos.

Foto: Toluca/Divulgação.

Comentários