As decisões começam hoje

São Paulo e Grêmio dependem apenas de si próprios na Libertadores, mas uma ajudinha dos resultados paralelos sem dúvida cairia muito bem. Se os dois tricolores entram em campo em duelos decisivos para suas pretensões de chegarem às oitavas de final nesta quarta, a terça reservará dois compromissos que lhes interessam diretamente.

O caso são-paulino, como a própria tabela indica, é mais complicado. Em Valera, o modesto e já eliminado Trujillanos tem a missão de não perder para o Strongest. Neste caso, o time paulista, vencendo o River Plate amanhã no Morumbi, ultrapassaria os bolivianos e jogaria por um empate na altitude de La Paz. Caso o resultado paralelo não ajude, somente duas vitórias classificarão o time de Edgardo Bauza aos mata-matas.

A secação se torna ainda mais decisiva se olharmos pelo outro lado, o de as coisas não andarem bem. Se vencer hoje na Venezuela, o Strongest sobe a 10 pontos. O São Paulo, neste caso, estará virtualmente eliminado se não vencer seus dois jogos. Caso empate com o River, por exemplo, só se classifica ganhando na altitude e com uma derrota dos argentinos, em Buenos Aires, para o Trujillanos. Dependeria de uma zebra histórica, portanto.

Para o Grêmio, a torcida hoje, novamente, é pelo Toluca. Os mexicanos, já classificados, talvez não entrem com a mesma fome de vitória dos jogos anteriores, mas enfrentarão um San Lorenzo cansado, que jogou sexta, em Mendoza, com seus titulares, diante do duríssimo Godoy Cruz. Mesmo um empate já serve: neste caso, batendo a LDU amanhã, os gaúchos já carimbariam sua classificação. Mesmo empatando em Quito já seria algo bom: vitória sobre o Toluca, em Porto Alegre, seria suficiente para obter a vaga.

O Tricolor só não dependerá de si se der tudo errado. Caso perca para a LDU, precisará torcer por um tropeço equatoriano em Buenos Aires na última rodada e de uma vitória sua sobre os mexicanos para seguir adiante. Caso dê San Lorenzo hoje, a coisa pode se complicar de vez: aí, seria obrigatório pontuar em Quito, de preferência uma vitória, para não depender de resultados paralelos. Se LDU e San Lorenzo vencerem nesta rodada, só uma vitória na última rodada aliada a um empate entre argentinos e equatorianos classificaria o Tricolor. A situação gremista, portanto, passa diretamente pelo jogo de amanhã, mas também pelo de hoje, às 21h45, horário de Brasília.

Noite promete tensão em Madrid e Manchester
Dos 21 jogos oficiais que fez como mandante na atual temporada, o Real Madrid obteve placar suficiente para eliminar o Wolfsburg em 13 deles. Isso não significa que tirará os alemães das semifinais da Liga dos Campeões, mas que tem poderio suficiente para reverter a desvantagem de 2 a 0 a que foi submetido na partida de ida. Em Manchester, City e PSG fazem duelo equilibrado, onde o 2 a 2 do primeiro jogo não define nada. As quartas da Champions, felizmente, estão bem mais parelhas do que se previa anteriormente.

Caxias ou Erechim?
O Grêmio conseguiu o adiamento de sua partida de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. A FGF merece os elogios por ter permitido a mudança: em vez de ter de viajar ao interior um dia após a chegada do Equador, o Tricolor jogará o confronto de ida dois dias após a decisão com o Toluca, que será em Porto Alegre. Mais tempo para descansar e menos distância a percorrer. Resta saber quem será seu rival, o que será decidido hoje à noite. Em termos técnicos, o Ypiranga é um adversário mais frágil que o Juventude. Mas, pela logística, é bem melhor viajar a Caxias do Sul (128 km de distância de Porto Alegre) que a Erechim (372 km, o triplo).

Comentários