Cuca fresca

Robinho marcou seu terceiro golaço seguido contra o São Paulo
Cuca vai chegar amanhã ao Palmeiras com um clima mais ameno do que talvez ele próprio imaginasse. Extremamente tenso após a derrota comprometedora da última quarta-feira, o Alviverde se recuperou bem hoje. Aproveitou que a crise do rival São Paulo é ainda maior, venceu por 2 a 0 o clássico no Pacaembu e abre mais uma semana decisiva de Libertadores com um astral um pouco melhor.

O começo do jogo refletiu o que foi o meio de semana. Mais confiante após a boa atuação em Buenos Aires diante do River Plate, o São Paulo controlou inteiramente a primeira meia hora diante de um Palmeiras acuado, parecendo ainda sem confiança após a derrota para o Nacional. O melhor lado era o esquerdo, onde Carlinhos, João Schmidt e Rogério triangulavam e envolviam o lateral Lucas. O domínio era absoluto: com muito mais atitude e posse de bola, o Tricolor chegou a abrir o placar aos 27, gol de cabeça de Schmidt, mal anulado pela arbitragem (Dudu teria lance semelhante minutos depois).

Passado este susto, o Palmeiras começou a jogar. Em vez de apenas se defender, começou a trabalhar mais a bola a partir do recuo de Alecsandro, que deixou de ficar plantado entre os zagueiros para dar opção de jogada a Robinho, Allione e Dudu. Como os nervos são-paulinos também estavam em frangalhos, a primeira chegada palmeirense (aos 34, Alecsandro perdeu grande chance e ainda atrapalhou Arouca na área) já assustou o Tricolor. O fim do primeiro tempo já nem era equilibrado: era palmeirense.

Com João Pedro no lugar do inseguro Lucas na lateral direita, o interino Alberto Valentim posicionou o Palmeiras com uma proposta clara para o segundo tempo: dar a bola ao São Paulo e contra-atacar. Isso não ocorreu no primeiro tempo, quando seu time mais se livrou da bola que tentou encaixar uma jogada em velocidade. Bauza tentou dar mais qualidade ao Tricolor com Ganso e Calleri nas vagas de Daniel e Alan Kardec, mas o panorama pouco mudou. A partida seguiu quente, e extremamente equilibrada.

A equivalência de forças se desfez aos 29, com o gol de Dudu. Vendo o fantasma de perder mais um clássico novamente muito próximo, o São Paulo desabou com a desvantagem. Com jogadores visivelmente irritados e perturbados, não conseguiu mais articular nada, e via o rival trocar passes de forma irritante. O golaço de Robinho foi a pá de cal: o terceiro gol espetacular do meia palmeirense em cima do São Paulo num intervalo de um ano. Bota fantasma nisso.

Mais tranquilo agora no Paulistão, o Palmeiras ganha um pouco mais de tranquilidade na semana inicial de Cuca. Uma semana que será absolutamente decisiva, com jogo fundamental em Montevidéu, diante do Nacional, o qual poderá definir o futuro da equipe na Libertadores. Já o Tricolor, que prometia dias melhores após a boa atuação no Monumental de Núñez, segue sua via-crúcis interminável. No meio de semana há o fraco Trujillanos pela frente, fora de casa. Atuar longe da capital paulista, dado o clima insuportável perante a torcida, pode até ser bom negócio.

Em tempo:
- Edgardo Bauza resistirá até quando? Por enquanto, o clube banca com correção sua permanência, mas o modo absurdo como o São Paulo tem sido gerenciado não garante em nada a continuidade dos trabalhos se os resultados seguirem sendo ruins.

Ficha técnica
Campeonato Paulista 2016 - 1ª fase - 9ª rodada
13/março/2016
SÃO PAULO 0 x PALMEIRAS 2
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 14.051
Renda: R$ 495.978,00
Gols: Dudu 29 e Robinho 40 do 2º
Cartão amarelo: Hudson, Bruno, Caramelo, Maicon, João Schmidt, Edu Dracena, Matheus Sales e Dudu
SÃO PAULO: Dênis (5), Caramelo (5), Rodrigo Caio (5,5), Maicon (4,5) e Carlinhos (5,5); Hudson (4,5), João Schmidt (6) e Daniel (5,5) (Ganso, 15 do 2º - 5); Michel Bastos (4,5), Alan Kardec (5) (Calleri, 15 do 2º - 4) e Rogério (5,5) (Centurión, 26 do 2º - 4,5). Técnico: Edgardo Bauza
PALMEIRAS: Fernando Prass (5,5), Lucas (4,5) (João Pedro, intervalo - 5,5), Edu Dracena (5,5) (Thiago Martins, 19 do 2º - 5,5), Vítor Hugo (6) e Zé Roberto (6); Matheus Sales (6), Arouca (6) e Robinho (7); Allione (6,5), Alecsandro (7) e Dudu (6,5) (Gabriel Jesus, 34 do 2º - sem nota). Técnico: Alberto Valentim

Foto: Palmeiras/Divulgação.

Comentários