A força do Oriente: América do México e Mazembe ficam pelo caminho no Mundial

Paulinho comemora: gol nos acréscimos classificou o Guangzhou
Não é surpresa vermos representantes da África não chegarem à semifinal do Mundial de Clubes. Já aconteceu em metade das edições anteriores da competição. Com os mexicanos, então, nem se fala: os fracassos são tantos que nem tratamos mais como surpresa uma queda prematura de nossos vizinhos da América do Norte. O que é novidade é termos duas equipes do extremo oriente entre as quatro semifinalistas. Isso jamais tinha acontecido, e o principal: as vitórias foram com autoridade e, pasmem, não chegam a ser surpresas.

Ao contrário do que normalmente ocorre, as quartas de final do Mundial foram dois bons jogos. O jogo entre o América mexicano e os chineses do Guangzhou Evergrande passou longe de ser um confronto entre um time do México e outro da China: foi um verdadeiro embate internacional. No América, havia só quatro mexicanos entre os titulares; no Guangzhou, os chineses eram seis, mas todos coadjuvantes de um quarteto brasileiro de alto nível: Paulinho, Robinho, Ricardo Goulart e Elkeson, comandados por Luiz Felipe Scolari.

A partida foi muito bem jogada, equilibrada e emocionante. O artilheiro Peralta abriu o placar após uma boa articulação do argentino Benedetto, marcando de peixinho e deixando os mexicanos em vantagem. Aí, Paulinho entrou em ação: foi o autor intelectual do contra-ataque que terminou no gol de Zheng Long, aos 34 da etapa final, e virou o jogo na sua característica: subiu mais que todo mundo em cobrança de escanteio e fez 2 a 1, aos 47, no último lance da partida. O trabalho de Felipão na China é inegavelmente muito bom.

Na outra partida da noite japonesa e manhã brasileira, o Mazembe não foi páreo para o Sanfrecce Hiroshima. Com apenas um congolês em campo (o zagueiro Kimwaki) e Kidiaba no banco, foi dominado pelo mais bem organizado campeão japonês e levou 3 a 0. Não foi um massacre como o placar sugere, mas representa bem a diferença tática entre os dois times.

Claro, não dá para dizer que Guangzhou e Sanfrecce podem fazer a final do Mundial. O time chinês é de fato o melhor da Ásia, mas para Felipão segurar o Barcelona, mesmo possivelmente sem Neymar, será preciso um milagre. O River Plate, como já se sabia, deu um pouco mais de sorte: o Sanfrecce Hiroshima pode engrossar o caldo, mas tem menos qualidade que os chineses. Enfrentar o quarteto brasileiro seria um desafio mais espinhoso para os comandados de Marcelo Gallardo, mas fica o alerta: jogando o mesmo futebol pobre dos últimos tempos no Campeonato Argentino, o River corre algum risco, sim.

A Juventus já chegou
A questão do Campeonato Italiano não é mais se a Juventus vai disputar o título: é se ela será ou não pentacampeã. Na briga, a equipe de Turim já está: mesmo sofrendo um gol no início do jogo em casa, reagiu rápido, foi melhor que a Fiorentina e demorou, mais virou, e venceu por 3 a 1 com justiça. Com 30 pontos, encostou em Napoli e Fiorentina, que vêm logo à frente, e ultrapassou a Roma, chegando na 4ª posição. A Inter, que goleou a Udinese por 4 a 0, segue liderando, com 36.

Rodada do Atlético na Espanha
A rodada espanhola foi à feição do Atlético de Madrid. Ao vencer de virada o Athletic Bilbao, o time de Diego Simeone chega aos mesmos 35 pontos do Barcelona, que só empatou no sábado com o La Coruña, em casa, por 2 a 2. Melhor ainda: o Real Madrid levou 1 a 0 do Villareal e ficou estacionado nos 30. Com o Barça folgando para disputar o Mundial, o Atlético tem tudo para virar o ano na liderança da liga.

LDU tem título frustrado no Equador
A última rodada do segundo turno no Campeonato Equatoriano foi emocionante. Um ponto atrás do Emelec, a LDU, campeão do primeiro turno, poderia levantar a taça neste domingo por antecipação se vencesse o Independiente del Valle e a equipe de Guayaquil não derrotasse o Deportivo Quito. A Liga saiu à frente, tomou a virada, mas virou de novo no segundo tempo (venceria por 4 a 3). Era campeã até Mena fazer o gol da vitória e do título do returno do Emelec, aos 22 da etapa final: 1 a 0 e 43 pontos, contra 42 da LDU. Os dois clubes, garantidos na Libertadores, farão as finais do campeonato nesta quarta e no domingo que vem.

Foto: FIFA/Divulgação.

Comentários