A semana mágica do Barça: dez gols sobre Real Madrid e Roma em apenas dois jogos

Uruguaio Suárez foi o maior destaque da goleada sobre a Roma
A Liga dos Campeões tem se tornado uma competição desparelha, que só engrena mesmo a partir das quartas de final. Muito porque o trio de ferro dos últimos anos (Barcelona, Bayern e Real Madrid) tem sobrado. Cada um ganhou uma das últimas três edições do torneio, e desde 2009 ao menos um deles chega à decisão. Em 2016, pelo que vêm jogando, Barça e Bayern só não decidirão a Liga se o cruzamento obrigá-los a um confronto nas quartas ou nas semifinais.

Apesar disso, ainda assim é impressionante o que fez o Barça nesta semana. Depois de enfiar 4 a 0 no rival Real Madrid (um dos três bichos-papões, lembremos) fora de casa, ontem sapecou 6 a 1 para cima da Roma, uma das principais equipes italianas da atualidade. E foi sem forçar o ritmo: em 18 minutos, o placar já marcava 2 a 0. Iniesta, craque do clássico de sábado, ficou no banco descansando - Messi entrou no Santiago Bernabéu com a parada já resolvida, lembremos. O resultado garantiu a vaga dos catalães às oitavas, e na esperada liderança do Grupo F. 

Mesmo humilhada, a Roma tem tudo para ser a vice-líder e chegar aos mata-matas: tem os mesmos 5 pontos do Bayer Leverkusen, mas recebe na última rodada o fraco BATE Borisov (que, com 4, ainda tem chances). Ontem, os alemães não passaram de um empate em 1 a 1 na Bielorrússia, e agora terão de decidir sua vida contra o Barcelona, em Leverkusen. Como foi melhor no confronto direto com os germânicos, a Roma garante a vaga com qualquer vitória no Stadio Olimpico.

A rodada de ontem confirmou também os 100% do Zenit, que fez 2 a 0 no Valencia, em São Petersburgo. No Grupo F, o Arsenal fez 3 a 0 no Dinamo Zagreb e agora precisará vencer o Olympiakos, na Grécia, por ao menos 2 a 0 para se classificar - os gregos tomaram 4 a 0 do favoritíssimo Bayern, em Munique. No G, o Porto levou 2 a 0 em casa do Dinamo Kiev e agora não poderá ser derrotado pelo Chelsea, em Londres, se quiser seguir adiante. Derrota trágica, em pleno Estádio do Dragão.

Em tempo:
- A quarta-feira deve definir a classificação do Paris Saint-Germain e de Manchester City e/ou Juventus. O principal jogo da rodada é justamente entre italianos e ingleses, em Turim.

- Além da decisão da Copa do Brasil, entre Santos e Palmeiras, o destaque por aqui é a definição do primeiro finalista da Copa Sul-Americana, entre Santa Fe e Sportivo Luqueño. Primeiro jogo, no Paraguai, acabou empatado em 1 a 1.

Foto: Victor Salgado/FCB.

Comentários