26 clubes já estão garantidos na Libertadores 2016. Restam 12 vagas

Final de novembro é sinônimo de final de temporada do futebol para a maioria dos países da América do Sul. Mas mesmo aqueles que começaram o ano em julho estão vivendo momentos decisivos de suas respectivas lutas por vagas na Libertadores de 2016.

Ao todo, 26 das 38 vagas já estão preenchidas. Bolívia, México, Uruguai e Venezuela já sabem todos os clubes que os representarão na competição do continental. Trazemos agora como andam as brigas em cada um dos 11 países que indicam equipes para a Libertadores. O sorteio dos grupos será daqui a exatas quatro semanas, no dia 22 de dezembro.

ARGENTINA
São seis vagas ao todo, e cinco clubes já têm lugar garantido. Atual campeão da América, o River Plate foi o primeiro a confirmar seu posto. O Boca Juniors, campeão argentino, e o San Lorenzo, vice, também asseguraram suas vagas. A Copa Argentina, também vencida pelo Boca, acabou por indicar o vice-campeão Rosario Central. Melhor clube do país na atual Sul-Americana (tirando o River, que já tinha vaga garantida), o Huracán disputará a Libertadores pelo segundo ano consecutivo. Resta apenas uma vaga, que será definida em um mata-mata de ida e volta entre os eternos rivais Racing e Independiente.

BOLÍVIA
Os bolivianos já sabem quais camisetas representarão o país em 2016. A tradição prevaleceu: jogarão a Libertadores o Bolívar, melhor time do país e campeão tanto do Apertura como do Clausura, além de The Strongest e Oriente Petrolero, os dois que acumularam maior pontuação na soma dos dois campeonatos da temporada 2014/15.

BRASIL
O campeão brasileiro Corinthians foi o primeiro a garantir sua vaga. O Atlético-MG ainda não confirmou o vice, mas está classificado também. Outro que está classificado é o Grêmio (matematicamente ainda pode ficar fora, mas a chance beira o zero). A quarta vaga do Brasileirão está sendo disputada focinho a focinho por São Paulo (o favorito), Internacional e Santos - Sport, Cruzeiro, Ponte Preta e Palmeiras têm chances mínimas. Já a Copa do Brasil indicará Santos ou Palmeiras para o torneio continental - caso um deles termine em 4º no Brasileiro, o 5º colocado herda a vaga, ao contrário do que acontece na Argentina, por exemplo.

CHILE
Rival do tradicional Cobreloa, o Cobresal foi o campeão do primeiro semestre e carimbou sua vaga. A segunda será do campeão do segundo semestre - faltando quatro rodadas, Colo-Colo (30 pontos) e Universidad Católica (29) são os principais candidatos. O terceiro representante virá da Copa Chile, que já tem a Universidad de Chile na decisão - Unión Española e Colo-Colo disputam a outra semifinal.

COLÔMBIA
O Deportivo Cali voltará a disputar a Libertadores em 2016, depois de ganhar o Torneo Apertura. O Finalización (campeonato do segundo semestre) iniciará suas quartas de final neste fim de semana, e indicará o outro representante. A terceira vaga é do clube que obtiver a melhor pontuação geral da temporada e que não tiver ganhado nenhum dos dois campeonatos. Atualmente, o Independiente Medellín lidera (81 pontos), seguido de Atlético Nacional (80) e Tolima (75). Todos estão disputando a fase decisiva do Finalización. O Santa Fe, vale lembrar, ainda briga pelo título da Copa Sul-Americana, que dá direito a uma vaga também.

EQUADOR
A LDU já garantiu sua vaga para a Libertadores do ano que vem por ter ganhado o primeiro turno, o que lhe dá também direito de disputar a final do Campeonato Equatoriano contra o campeão do segundo turno. Faltando quatro rodadas para o término, a briga é ótima: Universidad Católica-EQU (35), Emelec (33) e LDU (33) vêm brigando rodada a rodada, com o Independiente del Valle (30) correndo por fora. A terceira vaga é do clube que não tiver ganhado nenhum dos turnos e tiver somado a maior pontuação - o Emelec (78 pontos) lidera com folga e está bem perto da Copa, seguido do Independiente del Valle (72). Se a LDU ganhar também o segundo turno será a campeã nacional sem necessidade de final - neste caso, os dois primeiros desta tabela disputariam a Libertadores 2016.

MÉXICO
Outro país que já sabe todos os seus representantes em 2016. O primeiro é o Pumas, o melhor colocado do Apertura 2015 dentre os que não jogarão a Liga dos Campeões da Concacaf. O segundo desta mesma tabela é o Toluca. O terceiro representante será o Puebla, campeão da Supercopa do México.

PARAGUAI
Já está garantido na Libertadores o Cerro Porteño, campeão do primeiro semestre. O título do clausura deve ser do Olimpia, que está cinco pontos à frente do Guaraní e do próprio Cerro, a duas rodadas do fim do campeonato. A terceira vaga é do clube não campeão que tiver obtido maior pontuação na soma da temporada. Assim, o Guaraní, que não deverá ser campeão de nenhum dos dois torneios, já está matematicamente classificado, ao contrário do Olimpia: isto porque tem 85 pontos na tabela geral, e não pode mais ser alcançado por ninguém. Caso o Olimpia bobeie e perca o título, o Libertad pode ultrapassá-lo na tabela geral e ficar com a vaga - atualmente, a distância é curta, 78 a 75. O Sportivo Luqueño, se ganhar a Sul-Americana, pode ser o quarto representante paraguaio.

PERU
O ano está em fase de definição. São três vagas, destinadas aos três melhores do Campeonato Peruano. O Sporting Cristal, campeão do primeiro semestre, tem vaga garantida nas semifinais e na Libertadores, pois, mesmo que seja eliminado da decisão, já tem a melhor campanha no somatório dos dois torneios, sendo no mínimo o 3º colocado do campeonato. O segundo turno está sendo liderado pelo Huancayo, seguido de Cristal, Real Garcilaso, Melgar e Universitario, todos separados por apenas dois pontos, a duas rodadas do fim. Daí sai outro semifinalista. O terceiro semifinalista é o clube com maior pontuação sem ser um dos campeões de turno - Melgar e Garcilaso disputam esta condição. O quarto semifinalista é o Universidad César Vallejo, campeão do Torneo del Inca - com soma de pontos baixa, ele precisa ir à final para chegar à Libertadores.

URUGUAI
Todos os representantes uruguaios estão definidos. O Nacional, campeão do país da temporada 2014/15; o Peñarol, vice-campeão; e o River Plate-URU, terceiro colocado na soma geral de pontuação da última temporada.

VENEZUELA
Também já sabemos quem serão os três venezuelanos da próxima Libertadores. O primeiro é o Trujillanos, campeão do Apertura 2014; o segundo é o Deportivo Táchira, campeão do Clausura 2015; o terceiro é o Caracas, o melhor no somatório de pontos que não foi campeão.

Comentários