Jogar bem é o de menos: o que o Grêmio precisa mesmo é ganhar do Sport

Geralmente se costuma dizer que as brigas do Campeonato Brasileiro começam a se definir a partir da virada para o returno. O certo é que quanto mais o torneio avança, mais a necessidade de vencer se impõe sobre a de jogar bem. Ter boas atuações no começo é importante para que um time pegue confiança e amplie suas perspectivas de colocação. A partir de determinado momento, com a briga mais definida, isso fica cada vez mais acessório. No caso gremista, precocemente já se tornou.

Ainda não chegamos à metade do Brasileirão, mas o Grêmio já tem uma necessidade imperiosa para este sábado: ganhar do Sport na Arena. Não será nada fácil: o time pernambucano só perdeu uma vez no campeonato, e em Belo Horizonte, para o Atlético Mineiro. É um time sólido, que veio para ficar na ponta de cima, e não simplesmente passear por ela. Além disso, é visível que o time de Roger Machado, depois de uma excelente arrancada, já começa a enfrentar as dificuldades típicas de quem não tem tantos recursos disponíveis e precisa estar sempre no limite.

Diante do Criciúma, o Grêmio, pela segunda vez seguida, criou menos chances de gol que seu adversário. Isso não ocorria desde a derrota para o São Paulo, terceiro jogo de Roger. A conclusão dos números é óbvia: a equipe gremista diminuiu sua produção ofensiva nas últimas rodadas e passou a oferecer mais espaço para os adversários. Não é tanto questão de uma suposta falta de qualidade técnica, mas principalmente uma dificuldade física: a sequência de jogos em julho foi dura. Mais para o Tricolor que para Chapecoense e Flamengo, por exemplo, dois adversários que o venceram.

Era sabido que, jogando de três em três dias, sem nenhuma semana exclusiva para treinos, a equipe fosse penar. Seja pelos desfalques eventuais (Marcelo Oliveira, por exemplo), seja pelo próprio desgaste. Ninguém no futebol brasileiro mantém alto nível jogando com essa frequência - nem o líder Atlético, e menos ainda um grupo reduzido como o do Grêmio. Por isso, vencer o Criciúma foi importante: entre "escolher" Copa do Brasil ou Sul-Americana, o Tricolor precisava era de uma boa classificação para apaziguar um ambiente que começava a ser de dúvida sobre as possibilidades da equipe. Eliminações nunca são positivas, nem com a desculpa de serem calculadas. E cada resultado positivo, ainda mais num mata-mata, ainda mais fora de casa, valem ouro nessas situações.

É por isso, também, que jogar bem contra o Sport importa muito menos do que uma vitória. Claro, para bater os pernambucanos será preciso ter uma atuação ao menos razoável. Mas o importante, mesmo, é superá-los. Trata-se de um adversário direto de tabela, e suplantá-lo será a garantia de passar a rodada no G-4. Será, também, um jogo que precederá uma rara semana sem jogos no meio, o que é ótimo para recuperar lesionados e corrigir problemas de mecânica de jogo, algo impossível quando a rotina é quarta-domingo-quarta-domingo. Além disso, a sequência de jogos será dura depois desse confronto: Fluminense e Atlético Mineiro fora, com um Gre-Nal na Arena no meio. Só depois haverá certo refresco, com Joinville (casa), Ponte Preta (fora), Coritiba (casa), Figueirense (fora) e Goiás (casa).

Não vai ser nada fácil, mas as circunstâncias praticamente obrigam o Tricolor a fazer os três pontos no sábado. Uma Arena com 35 a 40 mil pessoas facilita a tarefa. E a eliminação do maior rival, aliada à classificação nos pênaltis no Heriberto Hülse, certamente servirá de impulso para quem ainda tem dúvida se vale a pena sair de casa numa fria noite de sábado de julho.

Comentários

Chico disse…
Quando vão contratar reforços de VERDADE?!

Os horários das partidas do GRÊMIO em Porto Alegre são uma piada
Vicente Fonseca disse…
Chico: ano que vem. Se o negócio que tu fala são jogadores mais caros, eles não virão esse ano. No máximo um zagueiro do nível do Rhodolfo, e olhe lá. O Grêmio não tem dinheiro ainda pra contratar, e o ano é de sacrifício mesmo. É bom que se tenha isso muito claro. Agora, esse Bobô é bom jogador. Tô preparando um texto sobre ele assim que confirmar a vinda.

Quanto aos horários dos jogos, realmente. Detalhe: a justificativa pra ser às 19:30 é não concorrer com uma prova do Pan. Só que o Sportv tem uns cinco canais pra transmitir Pan e demais eventos sem colidir horários. Não dá pra entender. Ainda assim, sábado às 21h é pior.