Cajazão 2015



Não tem pra ninguém: passados os primeiros 10% da competição, o Campeonato Brasileiro é de Renato Cajá. Líder técnico da surpreendente Ponte Preta, o ex-camisa 10 já havia feito golaços contra Grêmio e São Paulo, mas ontem abusou: fez essa pintura aí acima diante da Chapecoense, na vitória que coloca a Macaca na vice-liderança, com 8 pontos. Os 3 a 1 deixam os catarinenses com 6 - 100% de aproveitamento em casa e 0% fora, bem como deve ser seu campeonato.

A Ponte só não lidera porque outra equipe surpreendente está à frente: o Atlético-PR, que fez 2 a 1 no Joinville fora de casa e foi a 9. A equipe catarinense tem apenas 1. De Santa Catarina, quem se deu bem ontem foi o Avaí, ao bater o Coritiba por 2 a 1 e ir a 7 pontos. O jogo foi em pleno Couto Pereira.

O filé é sem os líderes
Furacão e Ponte lideram, mas é óbvio que o mais interessante desta rodada está no domingo. A começar por dois clássicos, entre quatro equipes no mínimo irregulares: Corinthians x Palmeiras, em Itaquera, e Flamengo x Fluminense, no Maracanã. Há ainda o duelo matinal entre Santos e Sport, um clássico nacional entre Atlético-MG e Vasco e a volta do Cruzeiro titular, diante do Figueirense, em Florianópolis.

No Beira-Rio, aposto em time basicamente reserva do Internacional diante do São Paulo. Claro que agora o Brasileirão será o foco até julho (e nada impede de Aguirre alterar nomes que pegarão o Tigres com base no que ocorrer até lá), mas para quem exige muito fisicamente de seus atletas é importante contar com todos na ponta dos cascos. Vários titulares já estão fora: D'Alessandro, Sasha, Valdívia, Nilmar e Aránguiz. Aposto em alguns mais, mas um time reserva com Vitinho, Alex, Rafael Moura, Nilton e companhia é tudo, menos fraco.

Já Roger Machado terá sua estreia no Grêmio sem Douglas, um revés importante. Mas a manutenção da estrutura de time é um ponto bem positivo: foi neste 4-2-3-1 que o Tricolor foi mais consistente nesta temporada, e é a partir dele o caminho mais curto para fazer um Brasileirão ao menos razoável. O problema de jogar Pedro Rocha na linha de meias, adiantar Douglas demais nos jogos seguintes, é fazer Luan buscar demais a bola junto aos volantes, o que lhe retira da zona de arremate. Mas talvez isso não seja necessário, veremos como se dará em campo. O Goiás é um time ajeitado, motivado e de resultados sólidos. Um teste complicado, portanto.

Em tempo:
- Série B segue com 3 líderes: Botafogo, Bahia e Náutico. Nos dois melhores jogos da rodada, o Timbu foi a São Luís e trouxe na bagagem um ponto valioso diante do bom Sampaio Corrêa, 1 a 1. No Engenhão, vitória consistente do Fogão sobre o Vitória por 2 a 0.

- Nas copas nacionais europeias, Wolfsburg, Barcelona, PSG e Arsenal levaram a melhor. Jürgen Klopp se despede do Borussia Dortmund com uma frustrante derrota.

- Na Argentina, segunda derrota seguida do Belgrano (4º, 26). Dominou o Gimnasia/LP (13º, 20), mas perdeu gols demais e levou 1 a 0 em casa. Os favoritos agradecem.

Comentários