As contas para a última rodada

Amanhã é o último dia da primeira fase do Campeonato Gaúcho. Apesar dos inúmeros e recorrentes problemas, o nosso estadual é um sucesso em termos de competitividade: 14 dos 16 participantes entram nesta última rodada com algum interesse direto de tabela. O que cada um precisa para atingir seus objetivos? É o que trazemos agora.

PELA LIDERANÇA
Os dois gigantes do Rio Grande chegam à última rodada disputando a liderança. O título é mais simbólico do que prático: para efeitos de jogar a segunda partida de uma eventual final em casa, a pontuação das quartas e das semifinais conta também.

Internacional (1º, 31): vencendo o Passo Fundo em casa, garante a primeira posição. Empatando ou perdendo, precisa torcer para que o Grêmio não vença seu jogo.

Grêmio (2º, 29): precisa vencer o São José no Cristo Rei e torcer para que o Inter não ganhe do Passo Fundo. Qualquer outra combinação dá a liderança ao Colorado.

Palpite do líder: Inter.

PELO G-4
Quatro clubes disputam as duas vagas que restam pelo G-4. A vantagem de quem chega entre os quatro primeiros é disputar as quartas de final, que são em jogo único, dentro de casa.

Ypiranga (3º, 23): vencendo o Cruzeiro no Vieirão, garante o 3º lugar. Se empatar, precisa torcer que Brasil ou Lajeadense não vençam. Perdendo, só conquista a 4ª posição se o Xavante ou o Alviazul também forem derrotados.

Brasil (4º, 23): se ganhar do lanterna e já rebaixado Avenida fora de casa, só não chega no G-4 se o Ypiranga também vencer e o Lajeadense ganhar seu jogo por diferença maior de gols que o próprio Xavante conseguir. Empatando, garante G-4 se o Ypiranga perder por até 5 gols de diferença para o Cruzeiro ou o Lajeadense não ganhar seu confronto. Perdendo, só confirma seu lugar se o Cruzeiro não vencer e a equipe de Lajeado perder.

Lajeadense (5º, 23): ganhando do São Paulo em Rio Grande, só não chega no G-4 se o Ypiranga também vencer e o Brasil vencer o Avenida por diferença igual ou maior que a sua própria vitória no Aldo Dapuzzo. Se empatar, pode chegar no G-4 se o Ypiranga perder por até 4 gols de diferença para o Cruzeiro ou o Brasil perder. Perdendo, só se classifica caso o Cruzeiro não vença e o Brasil perca por diferença ainda maior em Santa Cruz do Sul.

Cruzeiro (6º, 21): seu foco está na briga pela classificação, mas o G-4 também é possível, embora improvável. Ele virá apenas se o time estrelado ganhar do Ypiranga em casa e tanto Brasil quanto Lajeadense perderem. Caso o Xavante ou o time de Lajeado empatarem, o G-4 só vem com goleada de 5 a 0 ou mais sobre a equipe de Erechim.

Palpite para o G-4: Ypiranga e Brasil.

POR CLASSIFICAÇÃO
Restam três vagas para a segunda fase, e seis equipes estão na disputa.

Cruzeiro (6º, 21): vitória ou empate em casa com o Ypiranga lhe dão a vaga para as quartas de final. Pode passar até mesmo com derrota. Neste caso, dois dos resultados seguintes devem acontecer: derrota do Juventude e do Passo Fundo, empate ou derrota do Novo Hamburgo e vitória do Aimoré por até quatro gols de diferença.

Juventude (7º, 20): garante a vaga com uma vitória em casa sobre o Aimoré. Se empatar, ao menos um dos resultados seguintes devem acontecer: derrota do Cruzeiro, empate ou derrota do Passo Fundo, e empate ou derrota do Novo Hamburgo. Se perder, o Passo Fundo precisa perder também no Beira-Rio e o Novo Hamburgo não pode ganhar do Caxias.

Passo Fundo (8º, 20): se ganhar do Internacional no Beira-Rio, se classifica. Se empatar, precisa de ao menos desses resultados: torcer para o Cruzeiro ser goleado pelo Ypiranga ou o Novo Hamburgo não ganhar do Caxias - neste caso, o jogo Juventude x Aimoré não lhe interessa, pois atrás de um deles, ao menos, a equipe vai ficar. Perdendo, precisa torcer para que Novo Hamburgo, Aimoré e São José não vençam.

Novo Hamburgo (9º, 18): só se classifica se vencer o Caxias no Vale. Ainda assim, precisa torcer para que o Cruzeiro perca, ou Juventude e Passo Fundo não vençam. Se empatar ou perder, está eliminado.

Aimoré (10º, 18): faz duelo direto com o Juventude no Alfredo Jaconi. Se ganhar, precisa torcer para que o Passo Fundo perca e o Novo Hamburgo não vença. Se golear, pode até mesmo ultrapassar o Cruzeiro, que hoje tem cinco gols a mais de saldo, desde que ele perca para o Ypiranga, e aí um dos tropeços de Passo Fundo ou Noia pode até não ocorrer. Empatando ou perdendo, não se classifica.

São José (11º, 17): precisa vencer o Grêmio no Cristo Rei e esperar um milagre. Neste caso, no máximo um dos resultados seguintes poderá não ocorrer: derrotas de Passo Fundo e Juventude, empate ou derrota de Novo Hamburgo e Aimoré.

Palpite dos classificados: Cruzeiro, Juventude e Novo Hamburgo.

CONTRA O REBAIXAMENTO
União Frederiquense e Avenida já estão rebaixados. Resta uma vaga para a Segundona, a qual três equipes querem evitar.

Veranópolis (12º, 15): evita o rebaixamento se ganhar ou empatar em casa diante do já despromovido União Frederiquense. Se perder, só cai se São Paulo e Caxias vencerem, e o time grená tirar a diferença no saldo, que hoje é de 4 gols entre os dois clubes.

São Paulo (13º, 13): não cairá se ganhar do Lajeadense em casa. Se empatar, torce para que o Caxias não vença. Se perder, só cai se o time grená também for derrotado.

Caxias (14º, 12): precisa ganhar do Novo Hamburgo no Vale e torcer para que o São Paulo não vença ou o Veranópolis perca a ponto de que a diferença no saldo seja descontada. Empatando, só se livra se o São Paulo perder. Perdendo, estará rebaixado.

Palpite do rebaixado: Caxias

Comentários