Recuperações e evoluções



Giuliano e o Grêmio se recuperaram ao mesmo tempo em 2015. Não é mera coincidência: foi também a partir da entrada do meia na equipe, no empate com o Juventude, que o crescimento gremista no estadual teve início. Depois de fazer o gol da vitória contra o Ypiranga e dar o passe decisivo para Braian Rodríguez diante do Cruzeiro, hoje o camisa 11 marcou os dois gols da vitória sobre o Lajeadense, na melhor atuação do Tricolor na temporada. Pelo terceiro jogo seguido, Giuliano é o melhor em campo. E ele é a melhor notícia do Grêmio até agora em 2015.

Mas, claro, este bom Grêmio que começa a surgir não teve apenas Giuliano. Os setores, todos, funcionaram. Desde as consistentes laterais de Matías Rodríguez e Marcelo Oliveira, passando pelo bom trabalho dos zagueiros, das boas subidas de Maicon, das ótimas trocas de passe dos meias e da forte presença de área de Braian Rodríguez, o Tricolor dominou o Lajeadense o tempo inteiro. Jogou muito bem, embora também tenha contado com a má marcação da equipe do interior.

O Grêmio já havia começado bem, mas a partir do pênalti mal marcado (o mais fora da área desde Luizão em Brasil x Turquia na Copa de 2002) por Diego Real é que iniciou o domínio completo das ações. Mesmo que Douglas tenha errado a cobrança, a partir dali é que as chances de gol se multiplicaram. E foi sobre Thiago Machado, que perdeu a bola para Luan no lance que originou pênalti, e que cometeu o pênalti sobre Braian, que os espaços apareceram. Os lances foram bem semelhantes, e contaram, ambos, com participação do uruguaio, de Marcelo Oliveira e do toque final de Giuliano. Sempre pelo lado esquerdo. Pela direita, com Maicon e Matías, houve boas jogadas também, mas não em tanto número, pois a marcação foi mais bem feita.

O começo do segundo tempo, talvez, tenha sido o momento em que o Grêmio jogou melhor futebol. Foram cinco chances criadas em 15 minutos, quase todas a partir de trocas de passe rápidas, envolventes, estonteantes até. Foi o momento em que Douglas participou mais, Luan idem, e que Maicon mais se somou ao ataque. Mas o gol não saiu, e aí Felipão resolveu mexer e testar alternativas bem viáveis: com a entrada de Júnior no lugar de Douglas, Giuliano passou a atuar centralizado, Ramiro exerceu a meia direita e Marcelo Oliveira passou para a cabeça de área. O grupo já dá alternativas táticas interessantes ao treinador.

Ainda assim, o discurso pós-jogo é perfeito, por ser o da humildade. O Grêmio cresce visivelmente, evolui a cada partida, mas ainda não ganhou nada, nem faz mais que a sua obrigação, que é vencer os jogos do Gauchão com superioridade flagrante sobre os times do interior. Porém, como é algo que não conseguia 40 dias atrás, a animação evidentemente existe. Já são 7 jogos sem derrotas, 4 vitórias seguidas e apenas 1 gol sofrido em todo esse período. Não há espaço para empolgação, mas para tranquilidade sim.

Em tempo:
- Este é o quinto ano seguido em que o Lajeadense disputa a primeira divisão, e o quinto ano seguido em que o clube enfrenta o Grêmio em Porto Alegre. A FGF segue sem cuidado algum na hora de elaborar a tabela do estadual.

Ficha técnica
Campeonato Gaúcho 2015 - 1ª fase - 12ª rodada
22/março/2015
GRÊMIO 2 x LAJEADENSE 0
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Diego Real (RS)
Público: 20.134
Renda: R$ 466.389,00
Gols: Giuliano 25 e 34 do 1º
Cartão amarelo: Braian Rodríguez, Thiago Machado, Marabá e Leandro Camilo
GRÊMIO: Tiago (6), Matías Rodríguez (6,5), Rhodolfo (6,5), Erazo (6,5) e Marcelo Oliveira (7); Ramiro (5,5), Maicon (6,5), Douglas (6) (Júnior, 21 do 2º - 5,5), Giuliano (7,5) e Luan (6) (Araújo, 41 do 2º - sem nota); Braian Rodríguez (6,5) (Yuri Mamute, 34 do 2º - sem nota). Técnico: Luiz Felipe
LAJEADENSE: Giovani (5), Thiago Machado (3) (Igor Bosel, 10 do 2º - 5,5), Leandro Camilo (5), Everton (5,5) e Higor (5); Marabá (5), Matheus Santana (5,5), Rafael Gava (4,5) e Paulo Josué (5,5); Maycon (4,5) (Marquinhos Cambalhota, 10 do 2º - 4,5) e Gilmar (5) (Ramon, 38 do 2º - sem nota). Técnico: Luiz Carlos Winck

Comentários

Chico disse…
A cada dia o Tricolor melhora mais. É nítida a evolução do time.
Giuliano foi o melhor do jogo.