Os três melhores quase lá (e a uma surpresa também)

Corinthians, Racing e Boca Juniors têm se mostrado os melhores times da fase de grupos da Libertadores desde a 1ª rodada, e ontem confirmaram isso com vitórias categóricas. Os três resultados, obtidos de forma incontestável, fora de casa, praticamente garantem os dois argentinos e o representante paulistano nas oitavas de final da competição, passada pouco mais da metade da primeira fase.

O Boca é o mais dentro de todos, e o que mais cresce. Começou com vitórias mais magras, e desde então só melhora. Ontem, fez 5 a 1 no Zamora, fora de casa, e foi a 12 pontos. É o único time que já atingiu tal pontuação (o Corinthians é outro 100%, mas em 3 jogos disputados), e pode ser o primeiro a conquistar oficialmente a classificação, nesta quinta, caso o Palestino não derrote o Montevideo Wanderers, no Chile.

Quanto ao outro argentino, alertávamos na semana passada que a derrota em casa para o Sporting Cristal havia sido circunstancial, e que o Racing podia se recuperar no jogo em Lima. E o fez com sobras: ganhou por 2 a 0 e, mesmo sem dar qualquer tipo de show, mostrou ter, sem dúvida, uma melhor equipe. Um resultado importantíssimo: caso perdesse, o time de Avellaneda poderia entrar na próxima rodada em 3º lugar, tendo de jogar em Assunção contra o Guaraní. Agora, com 9 pontos, está praticamente classificado.

E o Corinthians, por sua vez, só cumpriu o dever: fez 2 a 1 no Danubio e deixou a bronca para São Paulo e San Lorenzo, que se enfrentam hoje, no Morumbi, em uma espécie de mata-mata antecipado, tão decisivo que é o jogo. Com 9 pontos, o Timão pode garantir a vaga (e até a liderança) de forma matemática já na próxima rodada, quando deve derrotar os uruguaios, desta vez em Itaquera. O time de Tite sobra no grupo da morte. É a melhor equipe do país no momento.

E o quarto time que está quase lá é o Tigres, que goleou o San José por 4 a 0 e foi a 10 pontos. Bom resultado para o River Plate, que agora, ganhando em casa do Juan Aurich nesta quinta, pula para a zona de classificação. O time de Rafael Sobis surpreende - no Monumental de Núñez, por exemplo, jogou com personalidade e arrancou um ótimo 1 a 1 na 2ª rodada. Promete dar trabalho. Mas sempre há um mexicano que promete.

Jogo maluco e bom resultado
The Strongest e Universidad de Chile fizeram um jogo maluco em La Paz, com direito a virada, empate relâmpago, três gols em três minutos e oito tentos ao todo. O 5 a 3 para o time da casa não chega a ser o ideal, mas é muito bom, ainda. Tudo é uma questão de "escolha" do rival pela segunda vaga: os chilenos terão de ser enfrentados em Santiago, os bolivianos em Porto Alegre. Até uma derrota hoje passa a ser permitida, embora, claro, não seja um bom negócio. E um empate deixa a classificação praticamente nas mãos do time de Diego Aguirre.

Última chamada
Depois de perder para Colo-Colo e Atlas, o Atlético Mineiro viverá uma série de quatro decisões no Grupo 1. Todos os jogos, em princípio, precisam ser vencidos. De cara. o mais difícil de todos: hoje à noite, diante do Santa Fé, em Bogotá. Qualquer outro resultado que não o triunfo praticamente elimina o Galo da Libertadores. Vida dura.

Atlético e Monaco
Jogo feio, sem tantas emoções, de tanto equilíbrio que só os pênaltis definiram: o Atlético de Madrid está nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Sofreu para passar pelo valoroso Bayer Leverkusen (Wendell, ex-Grêmio, teve ótima atuação no Vicente Calderón, especialmente em termos defensivos). No outro jogo, o Arsenal fez 2 a 0 no Monaco fora de casa, mas está eliminado pelo saldo qualificado. Lembram de 2013? Os ingleses levaram 3 a 1 do Bayern em Londres, fizeram 2 a 0 em Munique e caíram do mesmo modo.

Comentários