O Caxias respira

Foi na raça, no sufoco, na determinação, que o Caxias manteve-se vivo no Campeonato Gaúcho. O gol de Reinaldo, aos 37 minutos do segundo tempo, manteve a equipe grená em condições reais de escapar do rebaixamento. O 1 a 0 sobre o São José deixa a equipe grená a um ponto do São Paulo de Rio Grande. Na prática, obtendo um número de pontos superior ao do Leão na última rodada os caxienses escapam. Não será fácil: enquanto o Caxias visita um Novo Hamburgo que luta para se classificar, o São Paulo recebe o Lajeadense, em grande fase, mas já certo no G-8, no Aldo Dapuzzo.

Apesar de uma fórmula que classifica gente demais, o Gauchão 2015 é um sucesso em termos de competitividade. Para a última rodada, só duas equipes não têm mais o que fazer: Avenida e União Frederiquense, já rebaixados. Grêmio e Internacional disputam cabeça a cabeça a liderança, que dá a garantia de decidir todos os mata-matas em casa; Ypiranga, Brasil e Lajeadense brigam pelo G-4, que confere o direito de jogar a partida única das quartas de final em casa (Cruzeiro, Juventude e Passo Fundo têm possibilidades remotas também). A briga pelas três vagas que restam para a segunda fase envolve seis clubes: Cruzeiro, Juventude, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Aimoré e São José. Lutam contra a última vaga para a segundona Veranópolis (embora 99% garantido, ainda pode ser rebaixado), São Paulo e Caxias.

Os grandes viajam
Semana movimentadíssima nos aeroportos pelo Brasil afora. O Vasco chegou ontem à noite a Rio Branco, onde enfrenta a equipe homônima. Já o Botafogo desembarcou na Paraíba, enfrentar seu tocaio local. O Grêmio também está rumo ao solo paraibano, mas não em João Pessoa, e sim em Campina Grande, onde pega o Campinense. O Atlético-PR sobe até Belém, onde pega o Remo na quinta-feira. E o Bahia vai ainda mais longe: é em Manaus seu compromisso, também na quinta, contra o Nacional-AM. É a beleza das primeiras fases da Copa do Brasil.

Em tempo:
- O Guarani está cada vez mais próximo de fechar suas portas. Ou entregá-las: uma empresa de Porto Alegre está próxima de comprar o Brinco de Ouro por R$ 105 milhões. O clube deve recorrer e dificultar ao máximo todo o processo, mas pode ser despejado em até um ano de sua histórica casa. Muita tristeza.

- Ainda nas questões de estádio, o Bahia encerrou por hora as negociações com a Arena Fonte Nova e deve utilizar o Estádio de Pituaçu como novo mando de campo nos próximos meses.

- O Cruzeiro já definiu onde mandará sua estreia no Brasileirão 2015: Arena Pantanal, em Cuiabá. A equipe perdeu o direito de jogar em Belo Horizonte por conta de incidentes no clássico contra o Atlético-MG, em setembro do ano passado, pelo Brasileiro.

Comentários