A única e última vez de Frederico Westphalen


Frederico Westphalen viveu intensamente o domingo de ontem, pois sabia que seria, muito provavelmente, a única vez (ou a última em um bom tempo) que receberia um jogo da Dupla Gre-Nal pelo Gauchão. O União Frederiquense (14º, 10) começou sua trajetória difícil no campeonato perdendo para o Grêmio na Arena, e viu ontem suas últimas fichas para escapar do rebaixamento se esgotarem na derrota para o Internacional. Como a partir do ano que vem somente um clube vai subir da segundona, a tendência é que as coisas se compliquem para os clubes novos, de menor porte.

O gol solitário de Valdívia mantém o Internacional (2º, 28) em sua vantagem relativa para a disputa da liderança. Com menos pontos perdidos do que o Grêmio (1º, 29), o Colorado tem nesta quarta a chance de enfim superar o rival de fato se derrotar o também já classificado Ypiranga (3º, 23), no Beira-Rio. Não será fácil: o time do veteraníssimo Paulo Baier é consistente, ganhou ontem do Novo Hamburgo e que lugar no G-4 para decidir as quartas de final em jogo único dentro de Erechim.

A rodada de ontem confirmou outros dois classificados: o Brasil (4º, 23), que não conseguiu ganhar em casa do agora praticamente salvo Veranópolis (12º, 15) e o Lajeadense (5º, 23), que segue sua grande fase ao aplicar 2 a 0 no Cruzeiro (6º, 21). O time de Cachoeirinha disputa uma das três vagas que restam com Juventude (7º, 20), Passo Fundo (8º, 20), Novo Hamburgo (9º, 18), Aimoré (10º, 18) e São José (11º, 17).

Hoje, a penúltima rodada termina com um jogo dramático, que pode marcar o rebaixamento do Caxias, caso ele perca outra no Centenário. O São José vem motivado pelo tropeço dos rivais ontem e, como pegará o Grêmio no domingo, é bom que ganhe hoje se ainda quiser classificação.

Demais estaduais
No Rio, o Flamengo assumiu a liderança. Foi a 32 ao ganhar do Bonsucesso por 2 a 0 e contou com o empate em 1 a 1 entre Vasco e Botafogo, com 25 mil no Engenhão - ambos estão com 30. A briga esquentou: o Madureira fez 1 a 0 no Macaé e ultrapassou o Vasco no saldo de gols. E o Fluminense está à espreita: fez 4 a 2 no Barra Mansa e está com 28.

No Paulista, decepção para o Palmeiras, que após golear o São Paulo levou 2 a 0 do Red Bull. O Corinthians fez 1 a 0 no Bragantino, no jogo do primeiro gol de Vagner Love.

Na Copa do Nordeste, o Campinense, adversário do Grêmio de quarta-feira, levou 1 a 0 do Bahia na Fonte Nova e caiu nas quartas de final, mas mostrou que deve ser osso duro de roer. O Sport passou pelo Fortaleza nos pênaltis em Recife, enquanto Ceará e Vitória passaram por Salgueiro e América-RN com tranquilidade.

Em tempo:
- A estratégia de colocar time B no estadual parece não funcionar desta vez para o Atlético-PR, que perdeu por 1 a 0 para o Londrina e terá de disputar o quadrangular do rebaixamento. Talvez seja tudo o que a diretoria no fundo queira: se livrar do Campeonato Paranaense. Mas os torcedores, por certo, não aceitarão jamais um vexame como o que poderá vir nas próximas semanas.

- Nossa agenda de jogos interativa da semana já está disponível. É o mapinha do lado direito superior, abaixo da caixinha do Facebook.

Comentários