Sem o Vila, polarização Goiás-Atlético aumenta

O Campeonato Goiano de 2015 tem uma ausência que certamente fará grande falta: o Vila Nova, um dos mais populares clubes do Centro-Oeste brasileiro. Em crise gravíssima, o alvirrubro de Goiânia, arquirrival do sempre favorito Goiás, caiu pela primeira vez na bola à segunda divisão estadual (em 2000, caiu no tapetão). Foi, também, o penúltimo colocado da Série B - disputará a terceira divisão nacional em 2015.

Com isso, a briga entre Goiás e Atlético-GO, que marcou as últimas cinco edições do Campeonato Goiano, ficará ainda mais polarizada nesta temporada. No ano passado, o time verde era o grande favorito: fez a melhor campanha sempre, mas perdeu o título no último minuto para o Dragão. Agora, a distância entre os dois representantes da capital é menor: o rubro-negro fez bom papel na Série B, enquanto o Goiás, recheado de jovens, pouco empolgou na Série A brasileira.

Com Goiânia sem times realmente fortes, o interior pode aprontar em 2015. O principal candidato para tal é a Anapolina, 3ª colocada de 2014. A força do CRAC e do Itumbiara também nunca pode ser desprezada. As novidades este ano são o Caldas Novas e o Trindade, egressos da segunda divisão do ano passado.

CAMPEONATO GOIANO 2015
Clubes: 10
Favoritos: Goiás e Atlético-GO
Podem chegar: Anapolina, CRAC e Itumbiara
Zebras: Trindade, Grêmio Anápolis, Goianésia, Aparecidense e Caldas Novas
Fórmula: os dez times estão divididos em dois grupos. No A estão Atlético-GO, CRAC, Grêmio Anápolis, Itumbiara e Trindade; no B, Goiás, Anapolina, Aparecidense, Caldas Novas e Goianésia. A primeira fase tem três turnos: nos dois primeiros, os clubes enfrentam os times do outro grupo; no terceiro, pegam os rivais de sua própria chave. Após estas 14 rodadas, os dois primeiros de cada chave passam às semifinais, que indicará os finalistas.
Maiores campeões
Goiás - 24 títulos
Vila Nova - 15 títulos
Goiânia - 14 títulos
Atlético-GO - 13 títulos
CRAC - 2 títulos
Últimos 10 campeões
2005 - Vila Nova
2006 - Goiás
2007 - Atlético-GO
2008 - Itumbiara
2009 - Goiás
2010 - Atlético-GO
2011 - Atlético-GO
2012 - Goiás
2013 - Goiás
2014 - Atlético-GO

Comentários