Quem para o favorito Sport?

Nossa análise sobre o Campeonato Pernambucano é daquilo que pode ocorrer em sua fase decisiva. Afinal, o certame já se desenrola há mais de um mês. Em dezembro, as oito equipes que não disputarão a Copa do Nordeste iniciaram a disputa do octogonal, o qual indicará os dois que se juntarão a Náutico, Sport, Santa Cruz e Salgueiro na fase seguinte e os seis que farão o hexagonal da morte.

Já classificado, o Central de Caruaru é quem mais pode perturbar os quatro favoritos e chegar a uma eventual semifinal. Ainda assim, os favoritos são os grandes da capital. O primeiríssimo da lista é o Sport, atual campeão, dono do melhor elenco e de uma respeitável campanha no último Campeonato Brasileiro. O Leão manteve não apenas algumas de suas principais estrelas, como o meia Diego Souza, mas também o técnico Eduardo Baptista. Desponta como principal candidato ao bicampeonato.

Um patamar abaixo estão Náutico e Santa Cruz, de campanha apenas média na última Série B. O Santa se refez completamente: o artilheiro Léo Gamalho, por exemplo, é um dos dezenas de atletas que deixaram o clube após o fim da Série B. Chegaram, entre outros, o zagueiro Danny Morais, o centroavante Anderson Aquino, o meia João Paulo (ex-Inter) e o lateral direito Moisés (ex-Grêmio). No caso do Timbu, a principal chegada é a do zagueiro Leandro Euzébio, de passagem vitoriosa pelo Fluminense.

Clubes: 12
Favorito: Sport
Correm por fora: Náutico e Santa Cruz
Podem surpreender: Salgueiro e Central
Com chances de chegar: Vera Cruz, Serra Talhada, Atlético-PE e Porto
Candidatos ao rebaixamento: Pesqueira, Ypiranga e América-PE
Fórmula: a primeira fase é disputada pelos oito clubes que não jogarão a Copa do Nordeste. Trata-se de um octogonal em turno e returno, que definirá dois classificados para a segunda fase. Transcorridas 12 das 14 rodadas até o momento, o Central já garantiu sua vaga, enquanto a outra é disputada por outros quatro clubes. Os seis que sobrarem disputarão o hexagonal da morte, com jogos de ida e volta, no qual os dois últimos serão rebaixados. Na 2ª fase, os dois primeiros do octogonal inicial se juntam a Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport para a disputa de um hexagonal, em turno e returno, o qual levará os quatro primeiros colocados para as semifinais, as quais indicarão os finalistas, em sistema de mata-mata, SEM saldo de gols.
Maiores campeões
Sport - 40 títulos
Santa Cruz - 27 títulos
Náutico - 21 títulos
América-PE - 6 títulos
Torre - 3 títulos
Últimos 10 campeões
2005 - Santa Cruz
2006 - Sport
2007 - Sport
2008 - Sport
2009 - Sport
2010 - Sport
2011 - Santa Cruz
2012 - Santa Cruz
2013 - Santa Cruz
2014 - Sport

Comentários