Trabalhar mais, falar menos

Foram três recusas em um intervalo de 24 horas. Desprestigiado, Abel Braga pediu o boné. Ou ficará parado, ou aceitará proposta milionária do Oriente Médio. Horas depois, Tite acertou seu retorno ao Corinthians - passou o ano estudando para voltar ao mesmo lugar de onde saiu, o que é no mínimo curioso. Na manhã seguinte, Vanderlei Luxemburgo negou qualquer possibilidade de sair do Flamengo, mesmo que a proposta colorada seja superior.

A verdade é que o Internacional começa a ficar sem alternativas, o que é incrível para quem promete investir muito e está na Libertadores. Enquanto clubes que acabaram o ano de forma muito menos promissora, como Palmeiras, Vasco e Fluminense, já têm seu comandante definido para 2015, o Colorado pena para encontrar o seu. Muito porque tem se falado demais.

Primeiro, foi Piffero, em seu discurso pós-eleição. Dizer que Mano Menezes e Celso Roth não são técnicos para o Inter no momento é no mínimo uma deselegância. O novo presidente falou abertamente também em Muricy Ramalho, mesmo negando que ele viesse, e que não traria técnico estrangeiro. Isso torna qualquer outro treinador um Plano B, o que nunca é o ideal, pois o desvaloriza, fere o ego desses profissionais, mesmo quando o acerto ocorre. E restringe demais as opções de mercado, aumentando a pressão para fechar com os Planos A - os quais, definitivamente, são carta fora do baralho agora.

Talvez a direção nova estivesse certa de que conseguiria Tite, ou que Abel aceitaria esperar mais tempo. Nada disso ocorreu. E o pior: cada cogitado surge na mídia quando o interesse em contratá-lo se torna mais forte. É muita notícia vazando: "Inter tenta fechar com Luxa", "Inter decide investir em Tite", "Inter vai pedir desculpas a Mano e Roth". E o tempo vai passando, e atritos vão se criando, e pedidos de desculpas vão se tornando mais comuns. O melhor, neste momento, é trabalhar mais e falar menos. E evitar vazamentos que atrapalhem as negociações, claro. Talvez agora, com o novo vice de futebol Luiz Fernando Costa assumindo de vez a bronca, esse tipo de problema não ocorra mais.

Homenagem
A hora de falar (e de agradecer) será 18:00 de hoje. No dia em que o Inter comemora 8 anos de sua maior glória, inaugurará a espetacular estátua em bronze do ídolo Fernandão, em frente ao Beira-Rio. Um dia especial para toda a nação colorada.

Em tempo:
- O Grêmio vive dificuldades financeiras, como todos, mas deixar Maxi Rodríguez sair para o Montevideo Wanderers por 100 mil dólares é mau negócio. Se a última parcela ainda não foi paga, que seja depositada na conta do clube uruguaio. Maxi será útil em 2015 para dar ao time algo que ele não tem há dois anos: criatividade. Esperar que ele tenha visibilidade na Libertadores, onde o time charrua provavelmente será coadjuvante, é pensar pequeno demais.

Comentários

Igor Natusch disse…
Rui Costa felizmente negou (e de forma veemente) emprestar Maxi Rodriguez por causa de atraso em última parcela. O problema é que eu acho que Maxi é que não está pilhado para jogar no Grêmio em 2015...
Vicente Fonseca disse…
Fico feliz que ele tenha descartado essa hipótese. Vamos ver como as coisas andam, o Maxi é um cara importante nesse grupo.