Paciência tem limite

Abel Braga nunca foi o técnico preferencial de Vitório Piffero. O novo presidente colorado pode até ter conversado preliminarmente com Abelão, ter dito em discurso que seu nome era o preferencial. Porém, se fosse a primeira opção do Internacional para 2015, já teria se reunido para tratar assuntos do novo contrato, do planejamento de elenco, detalhes da pré-temporada, entre outras questões. Se fosse a primeira opção, Piffero sequer citaria Tite ou Muricy Ramalho como alternativas, como fez logo após ser eleito. Estava na cara, ali, que Abelão não ficaria.

A entrevista do técnico à Rádio Bandeirantes, hoje, foi o ponto final de uma história cujo final já estava escrito. Abel esperou a definição da eleição, esperou o domingo. A manhã de segunda foi o prazo definitivo. Sem ter sido procurado, decidiu pegar o boné e descartar qualquer hipótese de permanência. Questão, também, de autovalorização, de quem já fez muito pelo clube.

O curioso nessa história é o modo como Piffero, que trabalhou ao lado de Abel no glorioso anos de 2006, tratou seu ex-comandante. Não se trata, parece, de uma opção meramente técnica a não permanência do atual treinador. Talvez haja algum resquício da saída repentina de 2008, quando Abelão deixou o Inter de Piffero quase de um dia para o outro, em busca de um contrato ultravantajoso no Oriente Médio. Talvez ali esteja parte do motivo para esta pouca consideração com quem um dia foi um fantástico aliado.

O certo é que, sem Abel, aumenta a responsabilidade da nova direção colorada em fechar com Tite. Piffero já descartou Celso Roth e Mano Menezes, e a clara impressão que passa é a de que tinha no atual técnico uma bola de segurança: se Tite for mesmo para o Corinthians, Abel é uma possibilidade concreta. Agora, não é mais. E, com um mercado com cada vez menos opções, Tite se vê com um poder de barganha ainda maior para escolher o destino que melhor lhe convier em 2015.

Em tempo:
- O mercado dos técnicos está tão ou mais agitado que o dos atletas. Enquanto o Palmeiras confirma Oswaldo de Oliveira, o Fluminense acertou a renovação de Cristóvão Borges.

- PSG x Chelsea e Barcelona x Manchester City são os duelos mais chamativos das oitavas de final da Liga dos Campeões. Atlético de Madrid e Bayer Leverkusen farão confronto parelho, bem como Juventus x Borussia Dortmund e Arsenal x Monaco. O Real Madrid é favoritaço para eliminar novamente o Schalke 04, o Bayern München também é superior ao Shakhtar Donetsk e o irregular Porto precisa se cuidar com o Basel.

Comentários