A Libertadores começa sábado

O Internacional tentará vencer o Figueirense neste sábado para ter um calendário mais folgado, é verdade. Mas a Libertadores começará muito antes da cansativa fase preliminar. Ela começa já neste final de semana: vencendo o Figueira o Colorado não apenas escapará da etapa de mata-mata no final de janeiro, mas também do terrível grupo da morte da vez, com San Lorenzo, São Paulo e Danubio. E atenção: é preciso ganhar mesmo no Orlando Scarpelli, já que o Corinthians certamente baterá o fraco Criciúma em Itaquera. Isso sem Nilmar, D'Alessandro, entre outros nove desfalques que terá Abel Braga.

Ficar atrás do Timão significa pegar talvez o Santa Fé, na altitude de Bogotá, logo de cara, no primeiro jogo do ano - este adversário pode ser ainda o Atlético Junior ou o Once Caldas, todos rivais complicados. Escapar desse caminho pedregoso significa também pegar uma chave um pouco mais amena: Emelec, algum chileno (talvez Universidad de Chile ou Wanderers) e o vencedor de Morelia x The Strongest. Haverá altitude, alguns adversários difíceis, viagens longas, mas nada de campeão da América, vice-campeão brasileiro e um representante uruguaio.

Quem se deu bem foi o campeão brasileiro. Depois de pegar um grupo relativamente duro em 2014, o Cruzeiro terá Mineros, Universitario Sucre e o vencedor de Huracán x um representante peruano. O rival Atlético terá vida dura: o próximo campeão colombiano, o Colo Colo e o mexicano Atlas. O River, que pegará um peruano, o San José e o Tigres, deu sorte também. Tudo em princípio: na Libertadores, alguns grupos tidos como fáceis se revelam complicadíssimos na prática. Lembram de Cucuta, Tolima e Cerro Porteño no caminho do Grêmio em 2007?

Pena que a Conmebol não tenha repetido o que fez só em 2013, quando só sorteou os grupos assim que todos os classificados para a Libertadores já tivessem sido conhecidos. O Grupo 8, por exemplo, é um enigma completo: Peru 1, Argentina 3, Paraguai 2 e vencedor de Deportivo Táchira contra Paraguai 3. Podem fazer deste grupo Juan Aurich, Sporting Cristal, Alianza Lima, Racing, Vélez Sarsfield, Boca Juniors, Lanús, Estudiantes, Guaraní-PAR, Cerro Porteño e Deportivo Táchira. Parabéns aos envolvidos.

Superfinal
Atlético Nacional e River Plate iniciam hoje uma das melhores finais de Copa Sul-Americana de todos os tempos. Será a única vez, ao lado de Internacional x Estudiantes (2008) que teremos dois campeões continentais disputando o título. Em Medellín, os colombianos levam o favoritismo, mas no confronto geral as forças são muito equilibradas. Os esquemas mutantes de Osório duelarão com o time acertado e aguerrido de Gallardo. São dois times técnicos, fortes, ajustados e com grande tradição. Um jogaço, imperdível para quem curte futebol, não apenas sul-americano.

Carta na Mesa
A edição de segunda-feira do programa está disponível para download. A próxima é amanhã, ao vivo, às 10h, pela Rádio Estação Web, com toda a análise do sorteio dos grupos da Libertadores, a final da Sul-Americana e a projeção da última rodada do Brasileirão. A seleção do campeonato será escolhida na próxima quinta, 11 de dezembro.

Comentários