Uma questão de postura

No Gre-Nal, Luiz Felipe voltou ao esquema 4-2-3-1, com Ramiro atuando como um falso volante, que na prática era um meia aberto pela direita. A formação, em geral, não obteve um desempenho em termos de aproveitamento tão consistente quanto a de três volantes, mas foi responsável pelas duas melhores atuações do time no Brasileirão: os 2 a 0 sobre o Botafogo, no Maracanã, e os 4 a 1 da semana passada. Por isso, será mantida.

Outro motivo, além do grande clássico que fez o Grêmio, é a possibilidade de mudança no decorrer do jogo que este esquema proporciona. No Gre-Nal, o time ganhou em ofensividade com a entrada de Giuliano no lugar de Ramiro, com o camisa 88 cumprindo o mesmo papel tático do titular. Alán Ruiz no lugar de Luan também foi uma troca entre homens que ocuparam o mesmo lugar no campo, mas com características de jogo muito distintas. Fica mais fácil mexer e usar o elenco com qualidade desta forma.

E por isso o Grêmio deve entrar assim, hoje, no Heriberto Hülse, onde só a vitória interessa diante do desesperado Criciúma. Porque Felipão não deverá alterar uma formação tática que funcionou no clássico, mesmo que Giuliano e Alán Ruiz tenham ido muito bem. Seja como for, o Gre-Nal se explica menos por tática (embora ela tenha tido sua importância, com o Grêmio povoando e controlando o meio-campo) e muito mais pela postura do Tricolor, que se impôs, agrediu o Inter o tempo todo e assim construiu a goleada.

A postura de domingo passado é a mesma que o Grêmio terá de apresentar no Heriberto Hülse. O Gre-Nal passou, e tem a mesma importância na tabela do que o jogo de hoje à noite. A ideia de fazer 1 a 0 e se fechar é recente até mesmo na Era Felipão. Em vários dos confrontos que ganhou com o novo técnico o Tricolor foi propositivo: Criciúma, Flamengo, Chapecoense e, especialmente, os 2 a 0 no Botafogo. Aquele jogo é o modelo perfeito a ser seguido para hoje: uma partida fora de casa, contra um adversário na ponta de baixo, com a mesma escalação que entrará em campo daqui a algumas horas. Uma postura de protagonista e um resultado mais do que merecido.

O Grêmio de Felipão no 4-2-2-2
Inter 2 x 0 Grêmio
Grêmio 1 x 0 Bahia
Aproveitamento: 50,0%

O Grêmio de Felipão no 4-3-3 sem meias
Grêmio 2 x 0 Criciúma
Cruzeiro 1 x 0 Grêmio
Flamengo 0 x 1 Grêmio
Grêmio 1 x 0 Atlético Paranaense
Atlético Mineiro 0 x 0 Grêmio
Grêmio 0 x 0 Santos
Grêmio 1 x 0 Chapecoense
Grêmio 1 x 0 Figueirense
Coritiba 1 x 1 Grêmio
Aproveitamento: 66,7%

O Grêmio de Felipão no 4-2-1-3
Grêmio 2 x 1 Corinthians
Grêmio 2 x 0 Sport
Aproveitamento: 100,0%

O Grêmio de Felipão no 4-2-3-1
Fluminense 0 x 0 Grêmio
Botafogo 0 x 2 Grêmio
Grêmio 0 x 1 São Paulo
Palmeiras 2 x 1 Grêmio
Goiás 0 x 0 Grêmio
Grêmio 1 x 0 Vitória
Grêmio 4 x 1 Inter
Aproveitamento: 52,4%

Comentários

Chico disse…
Só a vitória interessa.

Enquanto isso dodóilessandro continua chorando