Sábado de dificuldades

Em meio à sua eleição presidencial, o Grêmio viverá um sábado que promete ser de dificuldades no Campeonato Brasileiro. Fora do G-4, o time de Luiz Felipe é o único que jogará hoje fora de casa dentre seus concorrentes (exceção ao Corinthians, cujo jogo é amanhã). Para piorar a situação, São Paulo e Atlético-MG têm jogos relativamente fáceis em casa, contra Bahia e Chapecoense, respectivamente. O Fluminense pegará o Criciúma no Maracanã e também tem a chance de encostar.

O confronto gremista, ainda por cima, é historicamente complicado. No Serra Dourada, a equipe levou quatro goleadas em dez anos, entre 1997 e 2006 (uma de seis, três de quatro). No ano passado, não houve goleada, mas ainda assim a touca se fez presente: Walter fez dois gols que deram ao Goiás um 2 a 0 que representou a única derrota gremista em um período recheado de vitórias - a equipe vinha de cinco triunfos seguidos, contra Bahia, Vasco, Cruzeiro, Flamengo e Ponte Preta e depois encarreirou mais duas vitórias, contra Portuguesa e Náutico. Única derrota numa sequência de oito jogos, nos quais obteve sete vitórias.

O campo de grandes dimensões, o calor de Goiânia e a característica de velocidade que sempre marca os times do Goiás costumam ser dificuldades adicionais. Para piorar as coisas, Felipão se vê sem Rhodolfo, Barcos e Dudu, sem falar em Giuliano. Desfalques nos três setores, e três deles são titulares importantes. Tudo isso somado à necessidade de precisar de uma vitória para não ficar para trás, já que os concorrentes, quase todos, devem vencer nesta rodada.

Por sorte, o Goiás vem abatido. Sem o que disputar mais neste Brasileiro, o time de Ricardo Drubscky acaba de ser eliminado pelo Emelec na Copa Sul-Americana, perdendo sua última chance de conquistar algum título e a vaga na Libertadores. Não deve vir com o apetite de outras oportunidades, talvez apresente até uma depressão pós-eliminação. Ainda assim, a parada promete ser dura.

Em tempo:
- A Portuguesa deu um mais um passo rumo à Série C. Levou 3 a 0 em casa da Ponte Preta (1º, 57), que está cada vez mais perto da Série A. O jogo foi no Canindé. Faltando oito rodadas, a Lusa já está 12 pontos atrás do 16º colocado, o Bragantino. São apenas 21 pontos em 30 jogos, ínfimos 23,3% de aproveitamento e só 3 vitórias em toda a Série B.

- Campeonato Argentino tem dois clássicos neste fim de semana: Racing x Vélez e San Lorenzo x Independiente, este marcado para hoje. No Chileno, há o clássico entre Colo Colo e Universidad de Chile.

Comentários