Perigoso declínio

Uma coisa é dizer que o Cruzeiro perderá o título brasileiro. Outra, bem diferente, é constatar que o time de Marcelo Oliveira vive no mínimo uma instabilidade, talvez um declínio técnico. Uma coisa não anula a outra: a equipe mineira ainda é favorita a conquistar o certame deste ano, mas que seu rendimento vem caindo é algo inegável. O que antes era uma oscilação agora é uma sequência inédita de três derrotas. Ontem foi pela Copa do Brasil, mas os reflexos podem se dar no Brasileirão, pois as atuações fracas do time não vêm distinguindo uma competição da outra.

Ontem, o vestiário da Raposa estava visivelmente abatido, apesar da classificação para a semifinal da Copa do Brasil. E isso é ótimo, pois trata-se de um sinal de autocrítica de todos. Com mais de meio titular em Natal, o Cruzeiro vencia o ABC por 2 a 0 e dava sinais de que finalmente convenceria. No segundo tempo, porém, tudo mudou: tomou um gol atrás do outro e sofreu uma virada que por pouco não o tirou da competição de uma forma vexatória. Pegará agora provavelmente o Santos, que tem tudo para se classificar hoje diante do Botafogo. Tirou o ABC só no saldo qualificado. O Novo Hamburgo conseguiu por maioria de gols, e só não passou adiante por causa do tapetão.

Aliás, os times potiguares encerraram ontem suas participações na Copa do Brasil de forma absolutamente digna. Se o ABC quase tirou o campeão brasileiro da disputa, o América-RN foi um páreo duro para o Flamengo, que só passou com duas vitórias magras por 1 a 0. Na semifinal, o time de Luxemburgo entra como franco-atirador diante de um Galo embalado e por isso favorito. Mas é um jogo cercado de rivalidade, o que equilibra as forças.

Sul-Americana
Só o São Paulo passou ontem, dentre os brasileiros. Jogando em Talcahuano, no caldeirão do Estadio CAP, fez 3 a 2 no Huachipato e agora enfrentará o Emelec, que tirou o Goiás nos pênaltis, em pleno Serra Dourada. O Bahia fez papelão. Segurava o 0 a 0 até 37 do segundo tempo contra o fraco César Vallejo, mas cedeu os 2 a 0 que levaram a partida para os pênaltis, onde os peruanos se deram melhor. Assim como no ano passado, o Tricolor cai nos pênaltis nas oitavas. Em 2013, foi para o Atlético Nacional, que hoje tem jogo decisivo contra o Vitória.

Em tempo:
- Em Buenos Aires, poucos sabiam quem era o Deportivo Capiatá. Chegavam a citar o time paraguaio em tom desdenhoso. Na Bombonera, fez o que poucos conseguem: bateu o Boca por 1 a 0 e está a um passo das quartas de final.

Comentários