Fechou de novo. Talvez pra sempre

Com seis pontos de vantagem há dez rodadas do fim, o Cruzeiro já era o favoritaço ao bicampeonato brasileiro. Neste final de semana, a Raposa obteve uma de suas mais importantes vitórias neste Brasileirão. Ganhou por 1 a 0 do Vitória no Barradão e aumentou a diferença para sete, já que agora seu rival mais próximo é o São Paulo, e não mais o Internacional.

O gol de Dedé representa uma recuperação dupla. A do Cruzeiro, que havia perdido seus dois últimos jogos, e a do próprio zagueiro, muito criticado pelo gol contra marcado na derrota para o Flamengo, na semana passada. Nesta quarta, a rodada favorece: a Raposa enfrentará o Palmeiras, enquanto o São Paulo joga com a Chapecoense. Ambos os rivais dos líderes têm 34 pontos, mas agora é o time mineiro que jogará em casa, e o São Paulo quem sai para tentar buscar pontos.

Na ponta de baixo, o destaque é para o péssimo de Botafogo e Coritiba, dois dos principais candidatos ao rebaixamento. O Fogão proporcionou ao Sport seu primeiro ponto fora de casa nas últimas nove rodadas. O empate em 1 a 1 freia uma sequência de oito derrotas dos pernambucanos longe de Recife e mantém o time carioca na zona de rebaixamento. Já o Coxa teve um gol mal anulado quando o jogo estava 0 a 0. Um erro decisivo e que mudou a história do jogo, que acabou em trágicos 4 a 0 para o Figueirense no Orlando Scarpelli.

A façanha xavante
O Brasil fez muito mais do que simplesmente se classificar para as semifinais da Série D. Garantiu seu retorno à terceira divisão de forma esplêndida, eliminando aquele que era, provavelmente, o melhor time da quarta divisão nacional. Eduardo Martini foi o herói na decisão por pênaltis. Para o Xavante, 2014 fecha de forma extraordinária. Cinco anos depois do trágico acidente que vitimou Claudio Millar e fez o time cair para a segunda gaúcha, o Brasil faz uma temporada na qual foi o melhor time do interior no Gauchão e o único a subir de divisão entre os que disputaram as camadas inferiores do Brasileirão. Festa mais que merecida da fanática massa rubro-negro, que foi em bom número a Brasília torcer pela equipe.

Comentários

Paul disse…
Vale a pena assistir os melhores momentos da partida do Xavante para fazer jus à atuação do Martini: antes das penalidades, ele efetuou no mínimo duas defesas milagrosas e garantiu o 2 x 1.

http://www.youtube.com/embed/ddOCqp3pfeM

Agora temos que buscar esse caneco.
Vicente Fonseca disse…
Sensacional, Paul! Martini entrou pra história do Brasil.

E acho que dá, hein? O Londrina, dentre os que sobraram, me parece o melhor time. Ainda assim, batível, já que o Brasil conseguiu tirar o Brasiliense.