É bom não arriscar

Base da seleção alemã campeã mundial, o Bayern München provou hoje que os 7 a 1 não foram exatamente uma obra do acaso. O duelo com a Roma, claro, nada tem a ver com a tragédia que abateu a seleção brasileira no Mineirão, no dia 8 de julho. A não ser por uma série de similaridades, que nos obrigam a pensar se são realmente uma coincidência, embora o mais provável é que sejam mesmo.

O placar foi idêntico: 7 a 1. Ou melhor, 1 a 7, pois o Bayern, assim como a Alemanha, jogou fora de casa, no histórico Estádio Olímpico da capital italiana. Outra incrível semelhança foi o fato de o primeiro tempo ter acabado em 0 a 5. Robben fez o primeiro gol aos nove minutos, houve um intervalo de 13 minutos até o segundo, mas dali até o quinto veio quase que um atrás do outro. Um roteiro bem semelhante ao do primeiro tempo do jogo de Belo Horizonte. O Brasil tomou quatro gols em seis minutos naquela tarde fatídica. A Roma foi massacrada em um período um pouco maior, de 13 minutos, sofrendo quatro entre os 22 e os 35. Ainda assim, bem similar ao que ocorreu na semifinal da Copa do Mundo.

O resultado foi sem dúvida o mais chamativo de toda a rodada desta terça pela Liga dos Campeões. E pareceu tão circunstancial quanto o de Brasil x Alemanha, afinal, a diferença entre Roma e Bayern não é tão imensa assim. A equipe italiana vinha em ótimo momento no seu campeonato nacional, começou a Champions goleando o CSKA Moscou, time que trabalho ao Manchester City e ao próprio Bayern, mas acabou massacrada em casa. O resultado é trágico por outro motivo para os romanistas: 7 a 1 é o mesmo placar pelo qual a equipe foi humilhada nas quartas de final de 2007, em Old Trafford, pelo Manchester United. Péssimas lembranças, ainda por cima.

A prova de que o placar foi absolutamente exagerado poderá ser dada no próximo dia 5, quando as equipes voltarão a se enfrentar em Munique. O pesadelo será maior ainda? Dificilmente. Mas fica o aviso para o Brasil, que ousou desafiar a Alemanha para uma revanche nesta semana (e foi, por sorte, ignorado): melhor não cutucá-los com vara curta.

Tarde de goleadas
A tarde de Liga dos Campeões foi de goleadas, e a o Bayern sequer foi a mais elástica delas. Na Bielorrússia, o BATE Borisov foi humilhado em casa pelo Shakhtar Donetsk, 7 a 0 - CINCO gols de Luiz Adriano. O Chelsea, por sua vez, aplicou 6 a 0 no Maribor. O jogo mais emocionante ocorreu em Gelsenkirchen: o Schalke 04 saiu à frente do Sporting, tomou a virada, virou de novo, cedeu o empate em 3 a 3 e fez o quarto gol de pênalti, através de Choupo-Moting, aos 48 do segundo tempo.

Comentários