A qualidade, ela ainda existe (e decide)

Quando se perde de 6 a 0 para uma equipe medíocre como a atual do Goiás, tudo parece estar errado. E está errado mesmo. Mas o Palmeiras, por pior que esteja, ainda tem uma reserva técnica que pode servir para decidir alguns jogos, nem que seja aqueles contra equipes igualmente fracas, e em casa. Diante de outro adversário tão modesto quanto o Goiás e ele próprio (o Vitória), o Verdão teve no pentacampeão Lúcio e no chileno Valdivia, as únicas estrelas de seu modesto elenco, dois expoentes importantes, que ajudaram a garantir os importantíssimos 2 a 0 nesta quinta-feira. Junto deles, o garoto Victor Luís, um dos poucos jogadores promissores deste elenco alviverde, e que estava tendo tudo para ser fritado diante da penúria que vive o clube.

A derrota no Serra Dourada deu ao Palmeiras uma cara inequívoca de lanterna, mas a verdade é que sua concorrência também é fraca. Quando o jogo de ontem começou, o time paulista já largava a lanterna nas mãos do Criciúma. E, como dissemos na segunda-feira, uma vitória já faria o time de Dorival Júnior ultrapassar o Rubro-Negro, que ocupava antes de a rodada começar o 14º lugar. Foi exatamente o que aconteceu, ainda que o Verdão, com os bons resultados obtidos por Botafogo, Bahia e Chapecoense, tenha dormido mais uma vez na zona de rebaixamento.

Ganhar ontem era apenas a obrigação palmeirense. E cabe lembrar que o Vitória está em situação similar, lutando para não cair. Mas era importantíssimo vencer este confronto de iguais, de irmãos de desespero, como também teria sido ao menos arrancar um empate no desastre do Serra Dourada, e como será pontuar em todos os próximos jogos, contra Figueirense, Chapecoense e Botafogo. E, sim, é preciso pontuar em todos: o Palmeiras ainda pegará várias das principais equipes do Brasileirão nas próximas 14 rodadas, incluindo Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Internacional, São Paulo e Atlético Mineiro, os seis melhores da competição. Deixar para reagir depois pode ser sua morte.

Ontem, o time paulista foi cirúrgico: começou mal, passou a pressionar os baianos e marcou após cinco minutos marcados por uma sequência incrível de escanteios, com Lúcio, em cruzamento perfeito de Victor Luís. O zagueirão ainda criou um par de grandes jogadas. Valdivia começou mal e depois cresceu, criando a jogada do gol, que passou por Victor Luís e terminou com Henrique, num momento em que a equipe recuava perigosamente e o Vitória passava a gostar do jogo. O 2 a 0 matou o time baiano, que não tinha mais forças para reagir. Foi um dos piores jogos do Rubro-Negro no campeonato, e isso que sua campanha é bem ruim.

Galo no G-4
Atlético Mineiro e Grêmio prometem travar uma bela disputa por vaga na Libertadores. São os dois times que mais cresceram nas últimas rodadas, e ambos vêm trocando de colocação desde o início da competição. Ontem, o Galo mais uma vez frustrou os planos tricolores de acabar uma rodada entre os quatro primeiros: marcou cedo, com Diego Tardelli fazendo um gol quase que ocasional, chegou aos 3 a 0 dando a impressão de uma goleada, mas cedeu terreno e viu o Santos descontar duas vezes. Ambos têm os mesmos 40 pontos, como o Corinthians. O São Paulo, com 43, só cai. Do Inter ao Fluminense, ninguém está garantido. A disputa, como a do rebaixamento, será até o final.

Sul-Americana definida
As oitavas de final da Copa Sul-Americana estão definidas. Ontem foram definidos os dois últimos classificados: depois de perder por 2 a 0 em casa, o Atlético Nacional fez 3 a 1 no General Díaz em pleno Paraguai e se garantiu. O Emelec segurou o River uruguaio em 1 a 1 e também passou. As oitavas reservam duelos bem interessantes, incluindo um Estudiantes x Peñarol, confronto com nove títulos de Libertadores acumulados.

Bahia x César Vallejo
Atlético Nacional x Vitória
São Paulo x Huachipato
Emelec x Goiás
Cerro Porteño x Lanús
Boca Juniors x Capiatá
Libertad x River Plate
Estudiantes x Peñarol

Comentários