Sem gigantes, o equilíbrio impera

O Vasco é o gigante que disputa a Série B este ano. Porém, ainda não confirmou dentro de campo sua grandeza histórica. Ocupa uma modesta 7ª colocação, longe de disparar, como fizeram em anos recentes Corinthians, Palmeiras e ele próprio (em 2009). Assim, a Série B 2014 é puro equilíbrio. E a disputa pelas quatro vagas à elite de 2015 envolve, até agora, ao menos 12 equipes.

O então líder Joinville (2º, 23) ontem foi derrotado por 2 a 1 pelo ABC (5º, 20), que já se aproxima do G-4. O América-MG (1º, 23) assumiu a ponta ao aplicar 3 a 0 no Oeste (16º, 11), mas pode ser ultrapassado hoje pelo Luverdense (3º, 21), que enfrenta em casa o Atlético-GO (17º, 10) e pelo Ceará (4º, 21), líder durante toda a parada da Copa, que hoje recebe o Icasa (13º, 12). O próprio Vasco (7º, 17) pode encostar nessa turma se derrotar o América-RN (9º, 16), outro que pode se aproximar dali, no São Januário.

A disputa inclui anda Avaí (6º, 20) e Ponte Preta (8º, 17) (enfrentaram-se ontem, com vitória catarinense por 1 a 0 na Ressacada), além de Sampaio Corrêa (10º, 16), Santa Cruz (11º, 16) e Náutico (12º, 15). E a briga não é só lá em cima, não: do Icasa (13º, 12) para baixo, todo mundo se vê ameaçado. O Vila Nova (20º, 2) principalmente, claro.

Dia de quebrar tabu
Se Figueirense e Grêmio empatarem em 0 a 0, os jejuns de ambos serão mantidos: o do Figueira, de não ganhar em casa neste Brasileiro; o do Tricolor, de não fazer gols há quatro jogos. Seja como for, empatar em 1 a 1 seria pouco para o time de Enderson Moreira, que não vence há tempos. A sequência é boa, e se não for bem aproveitada pode deixar o time longe do G-4 quase que em definitivo. É jogo para vencer, mesmo fora de casa. Talvez a necessidade do time catarinense de conquistar os 3 pontos abra espaços que o Goiás, por exemplo, não deixou.

Em tempo:
- Hoje começa a Série D. O Brasil já entra em campo com uma missão dificílima: encarar o campeão paulista Ituano, fora de casa - o grupo tem ainda Cabofriense, Guarani de Palhoça e Metropolitano. Amanhã é a vez do outro gaúcho, o Pelotas, entrar em campo na Boca do Lobo, contra a Penapolense. Seus demais adversários de chave são Londrina, Metropolitano e Boavista.

Comentários