Parece que nem teve Copa

O Grêmio voltou ao Brasileiro do mesmo modo que estava antes da Copa do Mundo: com empate de 0 a 0. A atuação desta quarta foi um pouco melhor que a dos empates contra Sport e Palmeiras, onde o time de Enderson Moreira teve desempenho extremamente pobre. Houve criação de jogadas, Giuliano ajudou neste sentido, mas não o suficiente para furar o forte bloqueio imposto pelo Goiás, que saiu da Arena com o objetivo cumprido.

Com Giuliano em uma noite de razoável para boa, o Grêmio finalmente conseguiu o que não fazia em jogos do começo do campeonato: propor o jogo. A estratégia do Goiás era justamente essa, a de obrigar os gaúchos a virem para cima. Inteligência de Ricardo Drubscky, que sabe bem que o Tricolor é um time muito mais reativo que propositivo desde os tempos de Renato Portaluppi. Mais uma vez, o Grêmio exibiu dificuldades contra uma defesa muito fechada. O time segue lento demais, um problema grave exibido nas rodadas iniciais do Brasileirão.

Diante desse panorama, a escalação de Alán Ruiz como titular é extremamente contestável. O argentino tem boa técnica e finaliza bastante, algo importante contra defesas fechadas, mas é lerdo demais. Precisaria ser um craque para se permitir jogar com rotação tão baixa. Aliando isso a um time onde os volantes não chegam mais tanto quanto antes (outro problema que Enderson precisa corrigir), temos uma equipe previsível. O Grêmio teve paciência, trocou muitos passes, não fez tantas ligações diretas como em outras épocas, mas só se infiltrava através de jogadas individuais isoladas. Nas poucas vezes em que houve mobilidade, espaços se abriram.

Houve uma tentativa de pressão no começo de cada tempo, antes de a marcação goiana encaixar de vez. No segundo, vendo que o Goiás nada mais era do que uma grande retranca, o treinador sacou Ramiro e colocou Dudu - Drubscky mexeu tirando o lateral Lima e colocando o zagueiro Alex Alves para marcá-lo. Não houve grande ganho tático na mexida, tão somente uma jogada individual a mais. Luan se perdeu com a entrada do outro ponta: recuou demais, jogou longe do gol e passou a errar em sequência. Tinha a louvável iniciativa de buscar jogo, mas sem a qualidade necessária. Era jogo para Maxi Rodríguez entrar e tentar dar mais qualidade à articulação, mas o técnico gremista não o colocou, e só pôs outro meia, Zé Roberto, no fim do jogo.

O que fica de positivo da partida é que o Grêmio passou a ter mais qualidade técnica no meio com Giuliano, um jogador que faz bem a parede, tem ótimo passe, boa visão de jogo e chute, algo que não tentou hoje. Mas há muito o que corrigir ainda. Barcos começou bem, mas logo voltou a se afundar nos erros de sempre; a lentidão continua deixando o time travado; não há jogadas pelos lados (de um lado havia Pará, de outro um zagueiro improvisado, com Enderson imitando o único erro de Joachim Löw na Copa do Mundo). Tudo isso resulta em poucos gols. O Grêmio não os faz há quatro jogos, e tem apenas 7 em 10 partidas. A defesa, ao menos, segue muito firme, seja com que dupla de zaga for.

Sábado, contra o Figueirense, os 3 pontos já são inadiáveis. O Grêmio perdeu hoje a chance de encostar nos líderes. Pode ver o Cruzeiro disparar, entre outros concorrentes. De 6 pontos em casa contra Palmeiras e Goiás, fez apenas 2. A gordura do começo do certame já está acabando, e é preciso aproveitar a boa sequência de jogos (depois do Figueira, há os fracos Coxa e Vitória) para pontuar. A primeira chance passou em branco. No zero de novo.

Em tempo:
- Bom público na Arena, ainda mais com o péssimo horário. Promoção de ingressos funciona, e aumenta a renda. Ou teríamos mais de R$ 800 mil de arrecadação com os valores antigos?

- Muito bom o tempo de bola rolando. Se foi influência da arbitragem da Copa não sabemos, mas que menos faltas ajudam o jogo fluir melhor, ah, ajudam!

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2014 - 10ª rodada
16/julho/2014
GRÊMIO 0 x GOIÁS 0
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Público: 26.166
Renda: R$ 813.641,50
Cartão amarelo: Valmir Lucas, Alex Alves, Ramon e Assuério
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6), Pará (5,5), Rhodolfo (5,5), Geromel (6) e Saimon (5); Ramiro (5,5) (Dudu, 11 do 2º - 6), Riveros (5,5), Alán Ruiz (5,5) (Zé Roberto, 30 do 2º - 5,5), Giuliano (6,5) e Luan (5,5); Barcos (4,5) (Lucas Coelho, 24 do 2º - 6). Técnico: Enderson Moreira
GOIÁS: Renan (7), Valmir Lucas (5), Jackson (6,5), Pedrão (6,5) e Lima (5,5) (Alex Alves, 14 do 2º - 5,5); Amaral (6), David (6), Ramon (5), Tiago Real (6) e Liniker (4,5) (Erik, intervalo - 5,5); Assuério (5) (Welinton Júnior, 25 do 2º - 5). Técnico: Ricardo Drubscky

Comentários