Prematuro fim de linha

A mala de dinheiro que atravessou o Atlântico não foi suficiente para fazer Gana se classificar às oitavas de final da Copa do Mundo. Na verdade, a questão financeira talvez não tenha pesado tanto: afinal, quando ainda não havia visto a cor do dinheiro prometido pela federação, a seleção ganesa pode até não ter vencido, mas fez boas partidas contra Estados Unidos e Alemanha. Hoje, diante dos portugueses, isso em nenhum momento esteve perto de acontecer.

O primeiro tempo, a bem da verdade, foi horroroso. Gana entrou de forma apática para quem precisava em princípio de uma vitória simples para se classificar. Portugal, cheio de problemas e desanimado, viu aí uma oportunidade de conquistar a vitória, e tentou superar suas limitações. Teve as melhores chances do primeiro tempo, especialmente através de boas jogadas de João Moutinho, e desta vez contou com Cristiano Ronaldo um pouco mais inteiro fisicamente. E que diferença ele faz quando está razoavelmente bem. O gol, porém, só sairia numa bizarra falha do zagueiro Boye. Nada que fizesse Portugal acreditar que era possível se classificar - seria necessário fazer 4 a 0, pelo menos.

A segunda etapa foi mais movimentada por conta de um minuto em que houve dois gols: com Müller fazendo Alemanha 1 a 0 e Gyan empatando (cruzamento de trivela do lateral Asamoah), Gana ficou a um gol de se classificar e eliminar os norte-americanos. Waris perdeu grande chance três minutos após o empate, mas foi só. Faltou sangue a Gana, e sobrou incompetência ao goleiro Dauda, que deixou a bola escorrer pelos seus braços, direto aos pés de Cristiano Ronaldo. O melhor do mundo deixou o seu, teve outras boas chegadas, mas ficou só nos merecidos 2 a 1 para Portugal.

Cristiano Ronaldo em 2014 repete Figo em 2002: melhor do mundo, não consegue levar a seleção às oitavas. Porém, é errado atribuir às suas más atuações a eliminação portuguesa. Portugal teve diversos problemas de lesão (incluindo o de Ronaldo) e uma expulsão contra a Alemanha que comprometeu o duelo. Não tivesse levado tamanha goleada dos germânicos, talvez a seleção portuguesa estivesse hoje classificada. Quanto a Gana, além dos problemas internos, deu azar de pegar um grupo muito difícil. Mesmo com premiação em dia, não seria surpresa uma eliminação prematura - a primeira da seleção na fase de grupos em sua história nas Copas do Mundo.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo G - 3ª rodada
26/junho/2014
PORTUGAL 2 x GANA 1
Local: Mané Garrincha, Brasília (BRA)
Árbitro: Nawaf Shukralla (BAH)
Público: 67.540
Gols: Boye (contra) 29 do 1º; Gyan 11 e Cristiano Ronaldo 34 do 2º
Cartão amarelo: João Moutinho, Afful, Waris e Jordan Ayew
PORTUGAL: Beto (6) (Eduardo, 43 do 2º - sem nota) João Pereira (5,5) (Varela, 15 do 2º - 6), Pepe (5,5), Bruno Alves (4,5) e Miguel Veloso (6); William Carvalho (5), Ruben Amorim (5,5) e João Moutinho (6,5); Nani (5), Éder (5) (Vieirinha, 23 do 2º - 5,5) e Cristiano Ronaldo (7). Técnico: Paulo Bento
GANA: Dauda (4,5), Afful (4,5), Boye (3), Jonathan Mensah (5) e Asamoah (6,5); Rabiu (6) (Acquah, 30 do 2º - 5), Badu (6), Atsu (5,5) e Andre Ayew (6) (Mubarak, 36 do 2º - sem nota); Waris (5) (Jordan Ayew, 25 do 2º - 6) e Gyan (6,5). Técnico: Kwesi Appiah

Comentários