Perdeu muito

Perder para o São Paulo no Morumbi é normal. Muitos perderão lá. Mas o Grêmio não perdeu apenas o jogo deste sábado. Perdeu com ele também a chance de conseguir um resultado que pouca gente vai conseguir; perdeu a possibilidade de pontuar contra um time forte, mas em momento instável, e fora de casa; perdeu a chance de dormir na liderança do Campeonato Brasileiro; e perdeu não o só 2º, mas o 3º, o 4º e outros tantos lugares na tabela do Campeonato Brasileiro.

O horário das 21:00 me impediu de ver a partida, embora tenha ouvido pelo rádio. O ponto principal, mais uma vez, parecem ter sido os gols perdidos. Os dois mais claros que Barcos perdeu vieram após jogadas em que ele próprio foi muito bem. Na primeira, desmarcou-se bem, ganhou do zagueiro no pé de ferro e chutou torto; na segunda, nos acréscimos, matou no peito com categoria, invadiu a área e bateu alto demais. Faltou o detalhe da conclusão. Um detalhe mais que decisivo. E que um centroavante de nível não pode falhar duas vezes numa mesma partida.

Se Luan foi preservado e colocado no banco, por que não Barcos? Não se trata de uma ironia: o argentino vem fazendo um ano dentro do razoável em termos de números gols, mas vem em má fase há pelo menos um mês, com extrema dificuldade de fazer o mais básico de seu trabalho, que é marcar gols. Talvez a volta de Kleber possa significar uma disputa por posição no comando do ataque. Barcos joga, principalmente, porque não tem concorrentes de nível, confiáveis, dentro do elenco. Kleber ia mal justamente por ser um quase intocável, um titular por decreto, no ano passado. Se juntos eles não renderam bem, que tal botar os dois para concorrer agora que o Gladiador estará de volta? O time melhora e o banco também.

Os jogos das 16:00
Com a vitória do Goiás por 1 a 0 sobre o Figueirense, e a do Fluminense sobre o Bahia ontem em Salvador, o Grêmio já está fora do G-4 nesta rodada. Ocupa neste exato instante a 4ª colocação, mas perderá uma ao menos, ou para Inter, ou para o Cruzeiro. Se der Inter 1 a 0, para ambos. E se der Palmeiras em Chapecó, finaliza o domingo em 7º (ainda que há dois pontos do líder, claro).

Nos jogos das 16:00, o destaque é para a grande goleada do Corinthians, 4 a 1 sobre o bom time do Sport, na Ilha do Retiro. O adversário gremista de quarta começou bem o Brasileiro, mas levou um baile do Timão hoje e perdeu também para o Cruzeiro quarta passada. Portanto, é jogo para o Grêmio pensar em 3 pontos, se o objetivo é a ponta de cima da tabela.

De resto, o Coxa segue sem vencer: levou 2 a 0 no Atle-Tiba, afundando de vez na crise. No Morumbi, jogo horroroso e de 0 a 0 para Santos e Flamengo.

Comentários