Agora sim, vai começar

Depois de 15 insossas rodadas, o Gauchão enfim terá sua fase quente começando na próxima sexta-feira, com o jogo entre Caxias e Veranópolis, no Centenário. O filé do campeonato será disputado somente em jogos únicos, sem a partida de volta. Afinal, foi preciso encher linguiça na primeira fase, o que obriga o certame a terminar correndo agora. Mais um torneio mal pensado, ainda que menos que em anos recentes.

A última rodada mobilizou 13 das 16 equipes do campeonato por algum motivo, mas ainda assim foi relativamente morna, sem grandes emoções ou reversões de expectativa. A maior briga da tarde foi entre Cruzeiro-RS e Novo Hamburgo para ver quem escaparia do Inter nas quartas de final. Era previsível a classificação de Juventude e Cruzeiro e o rebaixamento do São Luiz. Até mesmo os confrontos que foram definidos eram os mais prováveis,

O que pude ver mais foi a vitória do Grêmio com facilidade sobre o Pelotas, em um jogo onde a grande atração da tarde foi a despedida do lendário Sandro Sotilli dos gramados. Uma única coisa é o que fica da partida no Vale: Jean Deretti provavelmente ultrapassou Maxi Rodríguez na hierarquia de meias do Grêmio. O uruguaio, que foi um dos motivos que fez o Tricolor procurar a CBF para aumentar o limite de estrangeiros por equipe, volta para o fim da fila, após ter começado o ano encabeçando-a.

OS JOGOS DAS QUARTAS
Internacional x Cruzeiro-RS: favoritismo obviamente colorado, mesmo que o jogo se realize fora do Beira-Rio. Na primeira fase, o Colorado bateu o Cruzeiro por 4 a 1, mas eram tempos em que a equipe cruzeirista ainda buscava o melhor entrosamento. O Cruzeiro melhorou, vem crescendo e tem histórico recente bom contra os grandes. Pode até engrossar se estiver numa jornada inspirada.

Caxias x Veranópolis: dois times de campanhas razoavelmente parecidas, mas que vivem momentos bem diferentes. O VEC começou o Gauchão em alta, chegou a brigar com o Brasil pela vice-liderança do Grupo A, mas vem em baixa. Já os grenás chegaram a ficar de fora da zona de classificação, mas cresceram após a vitória no Ca-Ju e entram como favoritos, até por jogarem em casa.

Brasil x Novo Hamburgo: jogo entre dois dos times mais cancheiros do interior. Partida promete ser bastante equilibrada, com leve vantagem para o Xavante, pela campanha superior e por jogar no caldeirão do Bento Freitas.

Grêmio x Juventude: o Juventude tem complicado a vida do Grêmio. Não perde do Tricolor há quatro anos, mas há cinco não o enfrenta fora do Alfredo Jaconi. Mesmo em crescimento com Roger Machado, terá dificuldades em obter a vaga na Arena, se Enderson Moreira escalar seus titulares.

Comentários