Penas de pollo



O Nacional é mais time que o Oriente Petrolero, tem mais qualidade técnica, mas no frigir dos ovos o que definiu sua classificação não foi qualquer superioridade técnica ou tática da equipe de Gerardo Pelusso sobre a de Tabaré Silva, no confronto de uruguaios da casamata da pré-Libertadores. Foi o frangaço do goleiro Arias, num chute até fraco desferido por De Pena. Um frango em gol de De Pena é a primeira piada da pronta da Copa em 2014.

Uma piada sem graça alguma para a torcida do valente time boliviano, que encarou o Nacional tanto em casa quanto no Parque Central, por ser uma equipe muito organizada. O Oriente Petrolero não merecia que a desclassificação viesse desse jeito tão cruel, ainda mais em uma falha de Arias, que se mostrava muito seguro. A estratégia inicial em Montevidéu, após o 1 a 0 obtido em Santa Cruz de la Sierra, era clara: segurar a pressão uruguaia e investir nos contra-ataques puxados pelo habilidoso espanhol Quero - logo aos sete minutos, ele já conseguira um bom arremate.

A noite, porém, era de outro atacante: o experiente Iván Alonso, 34 anos, que passeou valentia e categoria em La Blanqueada. Ele foi o fiador da pressão inicial e da própria classificação do Bolso, sendo disparado o homem da partida. Aos dois minutos, quase marcou o primeiro; aos cinco, tentou um golaço por cobertura de muito longe; aos 18, aproveitou escanteio batido por Cruzado e desviado por Curbelo para fazer 1 a 0 de cabeça, igualando o confronto geral. Tudo começou após um chutaço de longe do jovem volante Prieto, um dos melhores em campo ontem à noite.

Pelusso armou o Nacional num ofensivo 4-3-3 ontem à noite
A pressão, porém, arrefeceu. Pelusso, matreiro, sabia que um gol boliviano podia ser sua ruína. O Nacional se resguardou e passou a arriscar bem menos, tornando o jogo lento e dando espaço para o Oriente Petrolero crescer. O time boliviano aproveitou a deixa e passou a controlar o jogo, notando a falta de ambição dos uruguaios. Foi comandado pelo ótima ala esquerdo Marvin Bejarano, que fez de tudo: criou, chutou de longe, salvou gol em cima da linha, desarmou, combateu, um verdadeiro gigante. Os tricampeões só voltaram à carga após a expulsão de Brau, aos 17 do 2º tempo. Neste quase um tempo inteiro de jogo, só chegaram em chutes de fora da área. Até que veio o frangaço, o 2 a 0.

Com desvantagem numérica e no placar, o Oriente Petrolero parecia sem condições de reagir. Tanto que o Nacional nem forçou o terceiro gol, mesmo visivelmente superior em termos físicos. Os chutes de longe de Recoba, sempre precipitados, ignorando os companheiros mais bem colocados, indicavam que a equipe uruguaia nem mesmo acreditava que pudesse sofrer um gol. Ainda assim, deu espaços no final e quase sofreu a eliminação no último lance da partida. Se Hoyos tivesse chutado dez centímetros mais para a direita, estaríamos agora falando que o "grupo da morte" tem três favoritos e uma zebra. Mas não foi o caso, por muito pouco.

Pelusso quase pagou sua falta de ambição com a desclassificação, mas não se enganem: mesmo com a classificação apertada sobre um time tecnicamente mais fraco, o Nacional é candidatíssimo a se classificar para as oitavas de final - pegou grupos da morte em 2007 e 2012 e passou em ambos, só para pegar exemplos recentes. As chances de seguir adiante são de 50% para todo mundo, num dos grupos mais parelhos de todos os tempos da Libertadores. A estreia do Grêmio não poderia ser mais complicada. Um pontinho no Parque Central já será valioso para o time de Enderson Moreira. Que Libertadores é esta que está começando, amigos!

Eles seguem coperos
O Santa Fé foi completamente dominado pelo adversário no jogo de ida, levou 2 a 1, mas ganhou por 1 a 0 em El Campín e se classificou. Os gremistas conhecem bem este amargo filme, vivenciado ontem por torcedores do Monarcas Morelia. A equipe colombiana não parece tão forte quanto em 2013, já não domina o campeonato nacional como dominava, mas segue muito parecida, com destaques como Medina, Cuero, Arias, Torres e, claro, Omar Pérez, que segue desequilibrando e tendo participação em quase todos os gols que o time faz. Que o Atlético Mineiro fique de olho.

Último ensaio
Enderson Moreira conversou por 15 minutos com o elenco gremista antes do treino de ontem. O objetivo era alertar para os erros no empate em 1 a 1 com o Juventude. Hoje é o último ensaio do time antes de o bicho pegar de vez, pois domingo há o Gre-Nal e quinta que vem o Nacional, em Montevidéu. O adversário é o invicto Veranópolis de Julinho Camargo, na Arena, no cair de mais uma tarde escaldante deste verão que tanto castiga o Rio Grande do Sul.

Despiste
Abelão tenta despistar ao dizer que não sabe ainda se os titulares do Inter jogarão o clássico de domingo. Ora, a escalação do time reserva para pegar o Pelotas é um indício muito claro de que o elenco principal está sendo poupado para o jogo contra o Grêmio. Não há sentido algum manter os titulares 10 dias parados e escalar os reservas em dois jogos difíceis seguidos. Hoje é noite para ver Eduardo Sasha, Cláudio Winck e Otávio, os melhores nomes deste time suplente até agora no Gauchão. A Boca do Lobo é sempre um teste complicado.

Comentários

Chico disse…
O grupo da morte está completo. Seremos eliminados na 1ª fase ou sairemos fortalecidos para as fases seguintes. Não há meio termo.

Temos que aproveitar as próximas rodados do campeonato gaúcho para entrosar a equipe.
Vicente Fonseca disse…
Acho que sim. Embora eu entenda que a Libertadores deva ser a prioridade, me agrada esse discurso externo de que "o que importa é o próximo jogo", pois tira um pouco do peso. Projeto Libertadores tratado como obsessão quase nunca funciona.