Agora é pra valer

O ano de 2014 começa para a Dupla Gre-Nal de vez hoje à tarde. Pela primeira vez no ano, os dois grandes colocarão seus titulares em campo para uma rodada do Campeonato Gaúcho. E, finalmente, são os dois elencos principais que devem assumir de vez o estadual e demais competições daqui para a frente, a uma semana do primeiro clássico da temporada.

O Grêmio joga antes, às 17h, e tem um compromisso complicado. Não ganha do Juventude desde 2010, acumulando fracassos seguidos no Alfredo Jaconi desde 2011. É um ótimo teste para o time de Enderson Moreira, que deixou uma boa impressão em sua estreia, mas sempre com aquela ressalva de que o Aimoré é um adversário fraco.

O mais interessante deste jogo é que o time que jogará será exatamente o pensado para ser titular na Libertadores, ao menos em princípio. Ele tem o já confirmado Rhodolfo na zaga, Edinho como cabeça de área e Zé Roberto sendo o apoiador pela esquerda, fazendo uma função híbrida entre volante e meia, como Ramiro pela direita. Na frente, o trio Maxi, Kleber e Barcos. Não havendo lesões, é este o time que começará a busca pelo tricampeonato da América.

Já o Inter ultraofensivo de Abel Braga terá pela frente o Cruzeiro-RS, ainda no Estádio do Vale. Esta formação tática traz em si própria um grande problema: a dinâmica tende a funcionar contra equipes menores, mas isso muitas vezes não é o suficiente para sabermos se dará certo em competições de mais porte. O Grêmio já é um time experimentado, pois é quase o mesmo do ano passado; o Inter, não. E este esquema colorado, para funcionar, precisa de uma defesa muito confiável, coisa que o estadual não testa. Todo cuidado é pouco nas avaliações positivas, portanto.

Tropeços na Europa
A rodada de sábado dos campeonatos europeus reservou grandes surpresas que podem embolar os torneios. Em Portugal, o Benfica só empatou com o Gil Vicente e o Porto perdeu para o Marítimo, resultados que podem colocar o Sporting na liderança ao lado das águias, se vencer hoje a Acadêmica.

O principal, porém, ocorreu na Espanha. O Barcelona levou 3 a 2 do modesto Valencia em pleno Camp Nou, estacionando nos 54. Pode ser ultrapassado por Atlético Madrid (54) e Real Madrid (53) neste domingo, mas ambos não terão vida fácil contra os bascos: enquanto o Atlético recebe a tinhosa Real Sociedad, o Real visita o forte Athletic Bilbao.

Comentários